Quem quer começar um negócio e também as empresas já estabelecidas, mas em momento de reavaliação, compartilham de uma mesma necessidade: encontrar seu nicho. Não é obrigatório que uma empresa defina o seu nicho de mercado logo de cara, afinal muitas nem sabem o que isso significa e implica, mas sempre é interessante conhecer meios de aprimorar suas estratégias, concorda?
Preparamos este artigo para explicar o que é um nicho de mercado e então apontar os principais motivos para que sua empresa selecione um nicho e concentre esforços em torno dele.
Agora, precisamos começar entendendo que bicho é esse. Acompanhe tudo nos tópicos!
Um nicho de mercado ou nicho de público é uma fatia de mercado bem específica. Você o encontra a partir de pesquisas sobre o mercado e também sobre tendências de consumo. Imagine, por exemplo, o mercado pet. Ele é bastante amplo no Brasil e em boa parte do mundo.
Uma empresa pode estar simplesmente no setor pet, mas milhares de outras também estão e o mercado fica cada vez mais competitivo. A partir daqui, descobrir um nicho de mercado será essencial para encontrar mais meios de comunicação e mais clientes.
Então, digamos que esta empresa do setor pet é fabricante de rações para gatos. Segmentando um pouco mais, sua especialidade é a ração com produtos orgânicos. Aqui já estaríamos no nicho de mercado de tutores que prezam por uma alimentação saudável para seus gatinhos.
Neste caso, a concorrência já é menor e o seu possível público procura ativamente por produtos/soluções do tipo. Seria possível segmentar e nichar ainda mais este mercado, mas chegando neste ponto já temos um exemplo bem claro de uma oportunidade de negócio.
Em dúvida sobre quais são os benefícios de radicalizar tanto e definir um nicho de mercado tão específico? Considere os seguintes benefícios:
Apenas lembre-se de que um nicho de mercado não deve nascer de uma ideia ou insight miraculoso, mas sim ser encontrado a partir de pesquisas de consumo, na comparação do mercado nacional e internacional e considerando também a experiência de projetos e empreendimentos anteriores.
Então, ótimo, é hora de definir seu nicho de mercado! Considere esta lista de segmentações para pesquisar e encontrar o seu lugar.
E é claro, precisamos repetir que isso só é possível utilizando dados e informações verificados. Neste objetivo, as estratégias de Business Intelligence serão essenciais.
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