Por que definir um nicho de mercado para sua empresa
Quem quer começar um negócio e também as empresas já estabelecidas, mas em momento de reavaliação, compartilham de uma mesma necessidade: encontrar seu nicho. Não é obrigatório que uma empresa defina o seu nicho de mercado logo de cara, afinal muitas nem sabem o que isso significa e implica, mas sempre é interessante conhecer meios de aprimorar suas estratégias, concorda?
Preparamos este artigo para explicar o que é um nicho de mercado e então apontar os principais motivos para que sua empresa selecione um nicho e concentre esforços em torno dele.
Agora, precisamos começar entendendo que bicho é esse. Acompanhe tudo nos tópicos!
O que é um nicho de mercado?
Um nicho de mercado ou nicho de público é uma fatia de mercado bem específica. Você o encontra a partir de pesquisas sobre o mercado e também sobre tendências de consumo. Imagine, por exemplo, o mercado pet. Ele é bastante amplo no Brasil e em boa parte do mundo.
Uma empresa pode estar simplesmente no setor pet, mas milhares de outras também estão e o mercado fica cada vez mais competitivo. A partir daqui, descobrir um nicho de mercado será essencial para encontrar mais meios de comunicação e mais clientes.
Então, digamos que esta empresa do setor pet é fabricante de rações para gatos. Segmentando um pouco mais, sua especialidade é a ração com produtos orgânicos. Aqui já estaríamos no nicho de mercado de tutores que prezam por uma alimentação saudável para seus gatinhos.
Neste caso, a concorrência já é menor e o seu possível público procura ativamente por produtos/soluções do tipo. Seria possível segmentar e nichar ainda mais este mercado, mas chegando neste ponto já temos um exemplo bem claro de uma oportunidade de negócio.
Por que definir um nicho para seu negócio?
Em dúvida sobre quais são os benefícios de radicalizar tanto e definir um nicho de mercado tão específico? Considere os seguintes benefícios:
- Melhor entendimento sobre sua persona e perfil de cliente ideal;
- Estruturação inteligente de operações e processos;
- Personalização de produtos conforme demandas reais do seu mercado;
- Menor competição em canais de comunicação e de vendas;
- Relacionamento mais próximo com o seu público = melhores feedbacks;
- Centralização de investimentos em ações e estratégias mais focadas e eficientes;
- Redução de despesas;
- Maior liberdade na precificação de seus produtos ou serviços.
Apenas lembre-se de que um nicho de mercado não deve nascer de uma ideia ou insight miraculoso, mas sim ser encontrado a partir de pesquisas de consumo, na comparação do mercado nacional e internacional e considerando também a experiência de projetos e empreendimentos anteriores.
Exemplos de segmentações
Então, ótimo, é hora de definir seu nicho de mercado! Considere esta lista de segmentações para pesquisar e encontrar o seu lugar.
- Geográfica (país, estado, cidade, região, bairro, continente, CEP, etc);
- Demográfica (gênero, idade, ocupação, raça, renda, escolaridade, profissão, etc);
- Comportamental e psicográfica (hábitos e hobbies, crenças, ideologias, canais de comunicação).
E é claro, precisamos repetir que isso só é possível utilizando dados e informações verificados. Neste objetivo, as estratégias de Business Intelligence serão essenciais.
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