Entenda o que é mineração de dados

 

Tratando de Big Data e a utilização da imensa quantidade de dados para os mais diversos fins, muitos deles comerciais, é essencial conhecer as estratégias mais utilizadas e também as etapas de trabalho para transformar números e linhas de código em informações. Uma destas tarefas é a mineração de dados.

Chamada também de data mining, esta é uma das etapas iniciais em qualquer rede de processos com os dados. Um ponto, porém, é que nem todas pessoas e até profissionais da área conhecem o trabalho de mineração de dados, perdendo um grande aliado no momento de enriquecer bases de dados e validar tudo.

Continue lendo para entender o tema!

O que é mineração de dados?

Já mencionamos aqui a Big Data. A cena é bem clara: uma quantidade enorme de dados é captada a todo o momento, caindo diretamente em bases de dados de computadores e ferramentas próprias, mas a quantidade é tão grande que tais elementos não são traduzidos em nada. 

Com a mineração de dados, inclui-se uma etapa ainda no começo dessa estratégia para que os dados coletados sejam avaliados e tratados (“minerados”) para “separar o joio do trigo”, apontando justamente o que é mais relevante e já podendo encaminhá-los para outros processos e ferramentas.

Tudo isso de forma automatizada, utilizando uma programação própria para isso (criação de padrões) – o que tende a se expandir com o Machine Learning – e alinhada aos seus objetivos. 

Quando e onde a mineração de dados é utilizada?

Por ser um trabalho que agrega valor ao que você já coletou e armazenou, a mineração é utilizada ainda antes de criar suas segmentações e filtros de pesquisa. O seu objetivo é validar dados coletados e limpar a base para concentrar aquilo que será realmente útil. Listamos agora algumas situações em que o data mining é de grande auxílio:

  • Em vendas, para identificar perfis de clientes para determinados produtos, para venda cruzada e para remarketing;
  • Para cobrança de cartão de crédito e detecção de fraudes ou golpes financeiros;
  • Na pesquisa de mercado e qualificação de leads;
  • No telemarketing, para acessar e interpretar dados dos clientes rapidamente;
  • Em segurança, para identificar movimentações suspeitas e prevenir tais ações;
  • Na saúde, para cruzar e divulgar os dados de diagnóstico e tratamento;
  • Em Recursos Humanos, agilizando a pesquisa de currículos com filtros de habilidades e experiências;
  • Nas diversas tomadas de decisão, principalmente facilitando projeções de probabilidade.

Etapas de data mining

De forma resumida, existem 3 etapas e tarefas dentro da mineração de dados. A primeira delas é o entendimento e definição sobre seus objetivos de negócio. Você vai definir o problema que servirá como filtro dos dados e traçar metas para os resultados do processo.

Na segunda etapa são filtrados e eliminados dados repetidos, incompletos ou redundantes. Neste ponto, já se faz necessário que todas suas ferramentas e bases de dados estejam devidamente integradas. Ainda assim, suas fontes também serão analisadas individualmente. Complementarmente, é feita uma limpeza dos dados que não estão alinhados ou não são necessários para o problema-objetivo que você levantou.

E na terceira etapa, os dados são dispostos em redes para avaliar sua relação com o objetivo lá da primeira etapa. Neste ponto, são identificados padrões muito mais próximos da interpretação e tradução em informações relevantes para sua estratégia.

Aproveite e conheça também o que é enriquecimento de dados para complementar suas estratégias utilizando Data Science.

RESUMINDO

leia também

agosto 4, 2021
Como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa   Sempre falamos em […]
julho 28, 2021
Práticas de Branding para alavancar os negócios

Boas práticas de Branding para alavancar os negócios

Boas práticas de Branding para alavancar os negócios   Os gestores mais atentos já sabem […]
julho 21, 2021
Estratégias para Inbound Marketing B2B

Estratégias para Inbound Marketing B2B

Estratégias para Inbound Marketing B2B   Alcançar novas oportunidades de negócios exige uma boa estratégia […]
julho 14, 2021
defesa do Consumidor e LGPD

Como a defesa do Consumidor e LGPD andam juntos?

Como a defesa do Consumidor e LGPD andam juntos?   A Lei Geral de Proteção […]