Categories: Big data

O que é Data Science?

O que é Data Science?

 

Nunca tivemos tantos dados sendo captados e analisados a todo tempo. Esse é um ponto em que nunca vamos voltar atrás, afinal as tecnologias e nossos próprios hábitos na Era da Informação também não irão retroceder. O que possibilita isso é um elemento que você certamente já conhece: a Big Data.

Aproveitando essa ampla disponibilidade de dados e informações disponíveis digitalmente, surge também a Data Science.

Você já pode ter se deparado com este termo em meio a questões profissionais, e também no currículo de diferentes cursos ou mesmo em inúmeros livros disponíveis no mercado. Assim, é de se imaginar que Data Science tenha uma forte influência nos negócios e no mercado de trabalho.

Entenda mais sobre o tema com os tópicos a seguir.

O que é Data Science?

Data Science, que comumente é traduzida como ciência de dados, é toda uma área voltada para os estudos, transformação e aplicação dos dados em diversas estratégias. Data Science tem aplicação tanto em fins acadêmicos e estatísticos como para monitoramento, investigação, planejamento e análise de estratégias de negócio.

A ciência de dados já é uma vantagem competitiva em cenário nacional e também internacional, e por isso mesmo está relacionada à Business Intelligence e inteligência de mercado. Certamente você já ouviu que os dados são os ativos mais valiosos da atualidade.

Para ter sucesso em projetos do tipo, é essencial contar com fontes confiáveis de extração e mineração de dados, ferramentas próprias para visualizar tudo isso e pensamento crítico e analítico para transformar tudo isso em informações relevantes em suas estratégias de negócios.

E para concluir a definição de Data Science, precisamos mencionar que seu principal objetivo é otimizar e agilizar a tomada de decisão, trazendo mais garantias e aproximação com suas expectativas.

Principais aplicações

Ótimo, agora podemos demonstrar como a ciência de dados dentro de uma empresa pode assumir diferentes projetos e objetivos. Os principais casos para demonstrar isso são através de:

  • Campanhas de Marketing, com melhor avaliação de resultados anteriores e segmentação orientada dentro do seu público-alvo e cliente ideal;
  • No planejamento de vendas, novamente com a segmentação e qualificação de prospects;
  • Na programação de ferramentas para automatização de processos;
  • Criando algoritmos e filtros de pesquisa para sites e ferramentas digitais;
  • Análise rápida de diversos bancos de dados, aplicável com bons resultados em serviços financeiros e jurídicos;
  • Planejamento, automatização e monitoramento de serviços de logística;
  • Pesquisa para desenvolvimento de novos produtos ou ofertas;
  • Previsão de resultados e cenários, tanto para oferecer alguma inovação como também prevenir crises e riscos.

Entre outras possibilidades que cobrem o mercado em suas mais diversas áreas, fora os fins acadêmicos que nem mesmo cabem aqui. A ciência de dados se utiliza principalmente da programação, em diferentes linguagens, e diversas técnicas para atingir os objetivos desejados. Dentro deste tema, é comum ouvir também sobre Machine Learning, árvores de decisão, data mining e outros.

O assunto nunca se esgota! Felizmente, muito conteúdo informativo está disponível online, em cursos diversos e também em livros específicos. Saiba ainda quem são os profissionais de Data Science e suas principais tarefas e responsabilidades.

novavida

Recent Posts

4 passos para fidelizar clientes

Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…

1 ano ago

Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…

1 ano ago

Análise de riscos: o que é e sua importância!

Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…

1 ano ago

Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…

1 ano ago

Mineração de dados: conceito e benefícios

O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…

1 ano ago

Mailing: confira o conceito e sua importância!

Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…

1 ano ago