O que é Data Science?

 

Nunca tivemos tantos dados sendo captados e analisados a todo tempo. Esse é um ponto em que nunca vamos voltar atrás, afinal as tecnologias e nossos próprios hábitos na Era da Informação também não irão retroceder. O que possibilita isso é um elemento que você certamente já conhece: a Big Data.

Aproveitando essa ampla disponibilidade de dados e informações disponíveis digitalmente, surge também a Data Science.

Você já pode ter se deparado com este termo em meio a questões profissionais, e também no currículo de diferentes cursos ou mesmo em inúmeros livros disponíveis no mercado. Assim, é de se imaginar que Data Science tenha uma forte influência nos negócios e no mercado de trabalho.

Entenda mais sobre o tema com os tópicos a seguir.

O que é Data Science?

Data Science, que comumente é traduzida como ciência de dados, é toda uma área voltada para os estudos, transformação e aplicação dos dados em diversas estratégias. Data Science tem aplicação tanto em fins acadêmicos e estatísticos como para monitoramento, investigação, planejamento e análise de estratégias de negócio.

A ciência de dados já é uma vantagem competitiva em cenário nacional e também internacional, e por isso mesmo está relacionada à Business Intelligence e inteligência de mercado. Certamente você já ouviu que os dados são os ativos mais valiosos da atualidade.

Para ter sucesso em projetos do tipo, é essencial contar com fontes confiáveis de extração e mineração de dados, ferramentas próprias para visualizar tudo isso e pensamento crítico e analítico para transformar tudo isso em informações relevantes em suas estratégias de negócios.

E para concluir a definição de Data Science, precisamos mencionar que seu principal objetivo é otimizar e agilizar a tomada de decisão, trazendo mais garantias e aproximação com suas expectativas.

Principais aplicações

Ótimo, agora podemos demonstrar como a ciência de dados dentro de uma empresa pode assumir diferentes projetos e objetivos. Os principais casos para demonstrar isso são através de:

  • Campanhas de Marketing, com melhor avaliação de resultados anteriores e segmentação orientada dentro do seu público-alvo e cliente ideal;
  • No planejamento de vendas, novamente com a segmentação e qualificação de prospects;
  • Na programação de ferramentas para automatização de processos;
  • Criando algoritmos e filtros de pesquisa para sites e ferramentas digitais;
  • Análise rápida de diversos bancos de dados, aplicável com bons resultados em serviços financeiros e jurídicos;
  • Planejamento, automatização e monitoramento de serviços de logística;
  • Pesquisa para desenvolvimento de novos produtos ou ofertas;
  • Previsão de resultados e cenários, tanto para oferecer alguma inovação como também prevenir crises e riscos.

Entre outras possibilidades que cobrem o mercado em suas mais diversas áreas, fora os fins acadêmicos que nem mesmo cabem aqui. A ciência de dados se utiliza principalmente da programação, em diferentes linguagens, e diversas técnicas para atingir os objetivos desejados. Dentro deste tema, é comum ouvir também sobre Machine Learning, árvores de decisão, data mining e outros.

O assunto nunca se esgota! Felizmente, muito conteúdo informativo está disponível online, em cursos diversos e também em livros específicos. Saiba ainda quem são os profissionais de Data Science e suas principais tarefas e responsabilidades.

RESUMINDO

leia também

outubro 15, 2021
Política de Compliance

Principais erros ao implementar uma Política de Compliance

Principais erros ao implementar uma Política de Compliance   Todas empresas, incluindo as de menor […]
outubro 13, 2021
Vendas B2B

Vendas B2B: saiba como planejar e fechar mais vendas para empresas!

Vendas B2B: saiba como planejar e fechar mais vendas para empresas!   Quando uma empresa […]
outubro 11, 2021
Mobile Marketing

Mobile Marketing – O que é?

Mobile Marketing – O que é?   Não é mais segredo para ninguém que a […]
outubro 8, 2021
mercado pós-pandemia

Como preparar a empresa para o mercado pós-pandemia

Como preparar a empresa para o mercado pós-pandemia   Que o mundo já não é […]