Planejamento Estratégico Digital: o que sua empresa precisa saber

 

É notável que todas as empresas, independentemente de qual seja seu setor ou porte, desenvolvem o planejamento estratégico digital para ações de todas as suas áreas para tomada de decisões mais assertivas. Em especial, marketing e vendas, atualmente, dependem diretamente do ambiente digital para geração de demanda e para o relacionamento com clientes.

Para isso, é importante garantir que todas as pessoas estejam capacitadas e promover acesso a ferramentas, bem como a possibilidade de explorar ao máximo suas funcionalidades para garantir o melhor desempenho. A seguir, alguns pontos importantes sobre o planejamento estratégico digital que valem a pena prestar atenção.

Pesquisa de mercado

Começamos pelo essencial: o entendimento sobre o contexto no qual a empresa está inserida e as variações apresentadas pelo mercado. Desta maneira, a pesquisa de mercado é uma das iniciativas estratégicas mais importantes, pois consiste no levantamento de informações sobre as preferências dos consumidores, estatísticas demográficas, movimentos da concorrência, etc.

Tendo em vista a importância e complexidade da pesquisa detalhada sobre o mercado para identificar oportunidades de crescimento e ações da empresa, é importante automatizar o processo de pesquisa de dados com ferramentas que permitam filtrar e organizar informações em dashboards e relatórios acessíveis a todos.

Treinamento de equipes

O capital intelectual de uma empresa, quando bem investido e gerenciado, traz resultados a curto, médio e longo prazo. Para operar ferramentas de pesquisa e organizar informações disponíveis para a inteligência de mercado, é fundamental ter uma equipe treinada.

O volume de dados e a complexidade de análises demanda que todos os processos sejam organizados e orientados para que seja possível identificar oportunidades e ajustes necessários na operação como um todo. Nesse ponto, vale a pena conhecer mais sobre o que é Data Science e como esta cultura voltada para dados pode contribuir para sua empresa.

Ações de Marketing e Vendas

Interdependentes, as áreas de marketing e vendas trabalham com a geração de demanda, prospecção de leads e relacionamento com clientes, como todos nós sabemos. Essas funções, como tantas outras relacionadas a atração e gestão de clientes, foram completamente adaptadas para a nova realidade com o protagonismo da internet enquanto canal de comunicação.

Atualmente, é impossível não imaginar o marketing digital e ações de vendas internas como parte das estratégias de negócios para otimizar o trabalho das equipes e, mais especificamente, alcançar o público-alvo de interesse. Nesse sentido, é essencial explorar os canais de marketing e as inúmeras ferramentas que possibilitam capturar, gerenciar, prospectar, qualificar, segmentar e cobrir todas as necessidades dessas áreas.

Seleção de ferramentas

Até aqui, fica evidente que o planejamento digital estratégico da sua empresa depende de uma equipe alinhada aos propósitos mercadológicos e, na mesma medida, a escolha de ferramentas adequadas para o diagnóstico e análise sobre o panorama do mercado como um todo.

Nesse caso, diante a tantas opções, é preciso considerar as funcionalidades, ou seja, a que se destina a ferramenta, e como ela poderá contribuir para melhorar métricas de produtividade e desempenho das equipes. Sugerimos que você veja este outro conteúdo para entender as aplicações do Big Data para empresas.

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