Uma lista de leads é um instrumento necessário para seus esforços de marketing e vendas. Pensando em diferentes aplicações do Marketing Digital com objetivo de alcançar oportunidades de negócio e vender, os leads são indispensáveis para começar com o trabalho de nutrição, prospecção e qualificação.

Logo, montar uma lista de leads é um dos primeiros passos para que suas equipes comecem as ações específicas de contato com essas pessoas. Como o próprio nome indica, a lista de leads concentra os contatos e algumas informações básicas de pessoas ou empresas dentro do perfil desejado e previsto em seu planejamento de vendas.

Confira a seguir 4 passos práticos de organização e pesquisa para montar sua lista de leads. Além disso, também confira os principais motivos para investir nessa estratégia!

Por que montar uma base de leads?

Selecionamos os principais motivos para que você invista na montagem de uma base de leads. Confira!

Aumentar as oportunidades

Sem dúvidas, toda empresa deve estar em busca de novas oportunidades para o seu negócio. Afinal, esse fator impacta diretamente na saúde financeira da organização.

Porém, muito mais do que conquistar oportunidades, é preciso garantir que elas possuam o perfil de cliente ideal da sua empresa. Por esse motivo, é importante que gere seus próprios leads, a fim de que eles sejam realmente qualificados para o seu negócio.

Sendo assim, ao montar sua lista, se preocupe em adicionar somente pessoas que façam sentido para o bom andamento da sua organização.

Segmentar suas estratégias

Quer contar com estratégias genéricas ou específicas em seu negócio? A segunda opção será muito mais atrativa para os seus clientes.

Pensando nisso, uma ação que poderá te auxiliar é contar com uma base de contatos atualizada. Afinal, além de informações, como telefone e e-mail, é essencial que tenha acesso ao perfil do seu lead, a fim de que entenda quais são os temas de interesse, linguagem a ser usada, etc.

Por esse motivo, recolha o maior número de informações que conseguir do seu possível cliente, pois poderá utilizá-las para criar ações muito mais estratégicas e assertivas.

Estabelecer uma relação com possíveis clientes

Como fará para entrar em contato com seus possíveis clientes sem uma base de leads? Sendo assim, para que consiga localizá-los facilmente, é primordial que conte com essa lista de contatos e que, além disso, a mantenha atualizada.

Manter uma comunicação com clientes da empresa é mega importante. Porém, ter essa relação com possíveis clientes também é essencial, pois é preciso convencê-los de que a sua companhia é a melhor alternativa.

Reduzir o ciclo de vendas

Com uma base de leads, como já citamos, você conseguirá ter uma comunicação direta com as suas oportunidades. Sendo assim, poderá criar estratégias eficientes para fazer com que elas avancem na jornada de compra mais rapidamente.

Como resultado dessa ação, conseguirá aumentar o número de vendas, mesmo contando com uma quantidade menor de etapas neste ciclo.

Já conhecia todos os benefícios que a base de contatos proporciona? Sendo assim, se ainda não investe nessa estratégia, mude imediatamente para que obtenha cada vez mais sucesso em suas ações!

Como montar uma base de leads?

A seguir selecionamos quatro dicas práticas para que consiga montar uma base de leads para a sua empresa. Veja abaixo!

Encontre seus leads

Baseando-se na persona de marketing e também no ICP do seu negócio, o primeiro passo é justamente encontrar os leads para montar sua lista e começar os esforços de vendas.

Se a empresa investir em Inbound Marketing, os leads devem estar chegando organicamente através de suas ações de conteúdo e relacionamento. Para alguns tipos de negócio, a estratégia do Outbound Marketing utilizando a pesquisa de leads e a prospecção ativa é mais eficiente. Neste caso, encontrar os leads é um trabalho manual ou automatizado, caso conte com as ferramentas corretas, a partir da pesquisa de empresas e contatos lá dentro conforme o ICP.

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Levante as informações mais relevantes

Ao encontrar seus leads, o próximo passo é listar estes contatos junto das informações e outros dados mais relevantes para seus processos de marketing e vendas. Geralmente, isso inclui nome, telefone, e-mail, nome da empresa, faturamento da empresa, endereço, entre outras informações. Considere aquilo que vai ajudar sua equipe de vendas a alcançar esse contato, personalizar o atendimento e até mesmo adaptar sua proposta de serviço.

Monte um documento ou organize as ferramentas

Com os leads e suas informações, monte uma lista organizada em uma planilha para controle da equipe comercial. Idealmente, prefira utilizar uma ferramenta digital e integrada para salvar seus leads e facilitar para que qualquer pessoa da equipe encontre suas informações rapidamente.

Ferramentas do tipo CRM ou as de automação de marketing são as melhores para essa finalidade. Inclusive, esse ponto de adotar uma ferramenta para gestão dos leads e suporte nas ações de marketing e vendas é muito forte para ter sucesso.

Revise, organize e defina um processo

Para finalizar sua lista de leads e passá-la em frente, revise tudo o que foi levantado, confira duplicidade de dados e, principalmente, organize o formato da sua lista de leads. Isso ajuda num ponto muito importante para ter sucesso em suas vendas: definir um processo eficiente de pesquisa de leads e preparação das listas de contatos.

Assim, é criado um formato replicável e eficiente para sempre atender as demandas da equipe de vendas. Um processo bem definido é fácil de ser compreendido, concentra todos os passos e ferramentas necessárias e pode ser constantemente otimizado.

Agora que você sabe como montar suas listas de leads, confira também nossas dicas para encontrar leads B2B qualificados!

RESUMINDO

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