Processo de vendas: conheça as etapas

 

Sempre falamos por aqui sobre o processo de vendas, e principalmente como ele é organizado para negócios B2B, que vendem para outras empresas. Ter métodos, ferramentas e etapas bem definidos para o seu time comercial é o melhor meio de aprimorar suas vendas e criar previsibilidade nos resultados.

Neste artigo, preparamos uma lista com as etapas do processo de vendas. Elas estão aqui embaixo seguindo uma sequência lógica, com foco em vendas B2B e em negócios que já apresentam uma boa base de conhecimentos sobre marketing e a integração com o time de vendas. 

Confira agora!

Pré-vendas

Quando utilizamos estratégias como o Outbound Marketing, que procura ativamente por leads e possíveis clientes, o processo de vendas começa em um passo anterior. No momento de pré-vendas, as principais tarefas são a pesquisa de mercado, a criação de segmentações baseadas na persona e no ICP, a busca por leads dentro do perfil e o encaminhamento dos leads obtidos pelo marketing e publicidade.

Os vendedores com atribuições de pré-vendas podem ser também os responsáveis por tentar um primeiro contato com as listas de leads.

Prospecção

O primeiro contato é necessário para dar início à prospecção. Dizemos prospecção ativa porque os vendedores buscam esse contato direto com os leads, ao contrário de outras estratégias em que o possível cliente já deve chegar ao fundo do funil (etapa de decisão e negociação) por conta própria.

Neste momento, os vendedores utilizam telefone, e-mail ou ainda as redes sociais para falar com os leads. Aqueles que respondem e demonstram interesse e/ou um perfil adequado para os objetivos passam para a próxima etapa. 

É por isso que dizemos que existe um funil de vendas: entre cada etapa, a quantidade de perfis diminui, filtrando o que é melhor para seguir em frente.

Qualificação

Na qualificação de leads, o objetivo é verificar quais contatos estão mais adequados para um momento de fechar negócio. Através de reuniões e ligações, o vendedor vai consultando o seu lead para levantar questões como orçamento, autoridade e decisor, tempo para uma solução, necessidades, desafios, consequências e outros pontos que ajudam na construção da oferta.

Proposta e Negociação

Ótimo, depois de qualificar e encontrar seus possíveis compradores, é o momento de apresentar uma proposta. Talvez seu produto ou serviço já tenha um valor e pacote previsto, ou então você personalize isso caso a caso. Para aumentar as chances de aceitação da sua oferta, é essencial que todo o processo de prospecção e qualificação tenha agregado valor para as necessidades do cliente.

Com a proposta, talvez existam alguns contatos de negociação e ajustes. Com o sucesso, passamos para a próxima etapa.

Fechamento

No momento de fechamento, entram em cena alguns elementos mais burocráticos, como a definição da forma de pagamento, a assinatura de contratos, etc. É importante, caso o cliente não esteja tão engajado, criar procedimentos e contatos de follow up.

Pós-venda e Customer Success

Mas o fechamento não é a última etapa! Depois de efetivamente vender, sua empresa deve oferecer atendimento e suporte para o cliente. Estratégias de Customer Success (sucesso do cliente) são essenciais também para garantir a recompra ou renovação de contrato, além de possibilitar o up-sell (venda de uma solução maior ou melhor).

É claro que todas as etapas, ferramentas, tarefas e mais elementos do seu processo de vendas são específicas ao seu negócio. Faça os ajustes necessários para a sua realidade e objetivos. Aliás, confira o nosso e-book completo sobre vendas B2B para obter ainda mais dicas para vender!

RESUMINDO

Sempre falamos por aqui sobre o processo de vendas, e principalmente como ele é organizado para negócios B2B, que vendem para outras empresas.

leia também

junho 21, 2021

Pesquisa de mercado: os principais tipos e por que conduzir

Pesquisa de mercado: os principais tipos e por que conduzir   Para os mais diversos […]
junho 18, 2021

Saiba como elaborar um SLA (Service Level Agreement)

Saiba como elaborar um SLA (Service Level Agreement)   As empresas que contam com um […]
junho 14, 2021

O que são os SQL (Sales Qualified Leads)?

O que são os SQL (Sales Qualified Leads)?   Em um processo de vendas minimamente […]
junho 10, 2021

LGPD e Análise de Crédito: entenda as especificidades

LGPD e Análise de Crédito: entenda as especificidades   Todas empresas e órgãos nacionais, públicos […]