Aquisição de empresas: entenda os detalhes deste tipo de operação

 

São diversos os motivos que levam a aquisição de empresas como o aumento da participação de mercado, maior competitividade, diversificação de produtos e serviços dentre tantos outros objetivos de negócios.

Quanto maior a operação, mais complexos se tornam os procedimentos necessários para mitigar riscos e garantir que a tomada de decisão seja feita em segurança. Sendo assim, todas as operações que envolvem fusões e aquisições de empresas envolvem uma série de preparativos jurídicos, financeiros, tributários e outros que envolvem esse processo.

Entenda alguns detalhes sobre a compra e venda de ativos de empresas.

Vantagens da aquisição

Adquirir uma empresa pode ser uma alternativa viável do que iniciar um negócio do zero. Além disso, a compra de ativos pode ser motivada, na maioria dos casos, pela necessidade de expansão de mercado. Com a aquisição, muitas empresas buscam reduzir custos, além de aumentar o capital, market share, carteira de clientes, produtividade, infraestrutura e outros pontos que impactam sobre a rentabilidade e lucratividade.

Aqui, vale ressaltar que a compra não é única possibilidade, sendo comum outras modalidades que realizam a fusão, incorporação e joint venture entre empresas, dependendo dos objetivos que se deseja alcançar.

O que avaliar na aquisição de empresas

Todas as operações de aquisições, principalmente as de maior porte, envolvem a avaliação desse tipo de negócio, considerando as movimentações envolvidas de natureza financeira, jurídica e afins. Dessa maneira, antes mesmo de adentrar à negociação, é comum que as empresas façam dossiês iniciais para avaliação do cenário atual e potencial de mercado.

A partir da manifestação de interesse, também é comum realizar um acordo de confidencialidade, conhecido como non disclosure act (NDA) que garante sigilo em relação a documentos e informações sigilosas relativas às transações.

Somado a isso, correm também os procedimentos de avaliação de riscos, assunto do próximo tópico.

Procedimentos de análise

Considerando avaliar a viabilidade da aquisição, é prioridade das empresas fazer uma diligência prévia, ou due diligence. Trata-se de um procedimento de análise completa no qual são levantados a maior quantidade de dados possíveis sobre uma empresa, visando revelar informações decisivas para a decisão de compra de uma empresa.

Dessa maneira, são produzidos dossiês com análises completas que visam mitigar, ou seja, se precaver em relação a riscos de natureza contábil-fiscal, jurídica e afins. É importante diferenciar o procedimento de due dilligence da auditoria que, por sua vez, está direcionada a adequar determinada empresa a normas, leis e outros códigos de conduta.

Já a diligência prévia, como o próprio nome sinaliza, é feita antes do fechamento de negócio, em sigilo na maioria das vezes, e também influência sobre o valor atribuído à transação (valuation) e pode, dependendo da conclusão, inviabilizar o fechamento do negócio.

A elaboração do relatório final, portanto, consta de análises feitas a partir de dados e documentos disponibilizados pela empresa alvo de aquisição e fontes públicas de consulta. Aqui, consideramos dados de sites oficiais, matérias jornalísticas e todos os bancos de dados abertos.

Para saber mais sobre a consulta desse tipo de informação, não deixe de conferir este outro artigo onde você poderá entender o que são dados públicos e como as empresas podem utilizá-los.

Aproveite também para conhecer a plataforma Genesis, nossa solução em big data para para mitigação de riscos.

RESUMINDO

São diversos os motivos que levam a aquisição de empresas como o aumento da participação de mercado, maior competitividade...

leia também

agosto 4, 2021
Como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa   Sempre falamos em […]
julho 28, 2021
Práticas de Branding para alavancar os negócios

Boas práticas de Branding para alavancar os negócios

Boas práticas de Branding para alavancar os negócios   Os gestores mais atentos já sabem […]
julho 21, 2021
Estratégias para Inbound Marketing B2B

Estratégias para Inbound Marketing B2B

Estratégias para Inbound Marketing B2B   Alcançar novas oportunidades de negócios exige uma boa estratégia […]
julho 14, 2021
defesa do Consumidor e LGPD

Como a defesa do Consumidor e LGPD andam juntos?

Como a defesa do Consumidor e LGPD andam juntos?   A Lei Geral de Proteção […]