Empresas que contam com alguma estratégia de planejamento para marketing e vendas, elemento extremamente importante para o sucesso do negócio, sabem bem sobre as necessidades e responsabilidades relacionadas aos leads. Obter leads, contatá-los e conseguir algum relacionamento com estes contatos é indispensável para os mais variados processos de vendas, e com destaque no mercado B2B.
Complementando todas essas etapas, entra em cena a qualificação de leads. Com essa ação, o objetivo é filtrar toda a base de leads dentro dos melhores filtros e parâmetros, devidamente alinhados com a persona e o ICP (Ideal Customer Profile). Assim são obtidos os leads qualificados, e ainda os MQL (Marketing Qualified Leads).
Mas então, o que seriam os leads pré-qualificados? E, ainda, como e quando eles podem complementar sua estratégia de vendas? Entenda mais sobre esse assunto, com as dicas a seguir.
A tarefa de pesquisa de leads é uma responsabilidade compartilhada, e que deve seguir todas as orientações já alinhadas entre marketing e vendas. Sendo uma ação de Outbound Marketing e também voltada para a realidade de negócios B2B, essa pesquisa se baseia nas características do perfil de cliente ideal (ICP): faturamento, setor, porte, número de funcionários, localização, etc.
Buscando por leads pré-qualificados, é possível obter uma quantidade maior de contatos sem perder em qualidade, justamente por já pesquisar dentro de filtros que trazem as informações relevantes para preparar a prospecção e abordagem comercial.
Sua pesquisa de leads B2B não precisa ser manual! Embora esse formato funcione em demandas pontuais e menores, é mais indicado que as empresas utilizem ferramentas digitais para a mesma finalidade.
Ao programar as informações desejadas como filtro para a pesquisa, rapidamente a ferramenta retorna com relatórios prontos para o time comercial. Mais agilidade, justamente com essa pequena automatização, já pode dar um bom impulso em seus resultados.
Quando os leads chegam pré-qualificados, ou seja, atendendo aos filtros relevantes para sua estratégia comercial, toda a prospecção e os contatos necessários com cada lead ficam mais assertivos. Os vendedores já terão em mãos, por exemplo, informações sobre faturamento da empresa, posicionamento e representatividade no mercado, concorrentes e afins.
Como os seus contatos de qualificação e prospecção devem ser relevantes, chegar bem preparado já garante algum engajamento com o seu discurso de vendas.
Até mesmo para a criação de e-mails automatizados, a lista de leads pré-qualificados funciona também como uma orientação para personalizar campos e o texto destas mensagens.
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Como estruturar um processo de vendas B2B para sua empresa
Enfim, com uma boa organização entre marketing e vendas, dentro dos objetivos B2B, os leads pré-qualificados chegam para facilitar as tarefas de ambos os times, baseando-se sempre em dados verificados e públicos. Ainda assim, é importante ter em mente que estes leads, justamente, ainda não te conhecem. Todo o trabalho de prospecção ainda é necessário.
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