Trabalhar remotamente, utilizando todo tipo de recurso e plataforma online, se tornou uma realidade para muitas empresas. Inclusive para o objetivo de vender existem opções de organização e gerenciamento de vendedores com ferramentas online. Ainda assim, por desconhecimento ou por algum receio, não são todos os negócios que adotam formas de gerenciar equipes online, e muito menos uma equipe comercial.
Neste artigo, vamos tratar um pouco sobre como uma empresa pode manter seus objetivos de negócio de forma remota ou presencial, mas sempre online!
Observe que aqui nem estamos falando sobre manter um e-commerce ou outro sistema de venda self-service online. É possível sim, principalmente através do que é conhecido como Inside Sales, que sua equipe de vendas utilize apenas a internet e mais algumas ferramentas online para vender um produto ou serviço.
Com Inside Sales, ou vendas internas, os vendedores utilizam apenas a internet e ligações telefônicas para prospectar oportunidades e fechar vendas. Acredite, existem ferramentas adequadas para cada etapa desse processo, da pesquisa de leads até a assinatura de contrato.
Falando em ferramentas, leia também:
As vendas online refletem em uma mudança de processos e tarefas, mas os benefícios são visíveis desde os primeiros momentos, incluindo maior produtividade, um ciclo de vendas mais rápido, melhores entregas e até economia de tempo e dinheiro.
Enfim, se você tem interesse em conferir algumas dicas para gerenciar equipes de vendas de forma online e com o apoio de ferramentas eficientes, confira os próximos tópicos!
Para ter assertividade desde o planejamento de suas estratégias até a execução e posterior análise de resultados, sua empresa precisa de dados! Só os dados coletados e analisados rendem informações verdadeiras e relevantes para todos setores do negócio.
Na equipe de vendas trabalhando online, os dados são necessários, primeiramente, para analisar o mercado e já elaborar o chamado Ideal Customer Profile (ICP), ou perfil de cliente ideal. Observe que só aqui já precisamos de uma fonte de dados ampla, de todo o mercado, e uma própria, concentrando as informações dos seus clientes.
Ferramentas de dados são, então, desde aquelas de inteligência de mercado até os sistemas de CRM. Integrações que fazem enriquecimento, limpeza e validação de dados também são valorizadas.
Já nesse tipo de ferramenta se enquadram aquelas voltadas para alinhamento e agendamento de tarefas entre os vendedores, e ainda com visualização e gestão do funil de vendas. Algumas destas plataformas inclusive oferecem automatização de contatos via e-mail ou mensagens em redes sociais.
É importante avaliar as necessidades da equipe comercial, as integrações de cada ferramenta e principalmente o custo-benefício de cada opção. Consulte páginas de funcionalidades, FAQs, depoimentos de outros clientes e aproveite para realizar os períodos de teste e assim concluir se a solução tem fit com seus objetivos de negócio.
Agora que você entendeu como gerenciar uma equipe de vendas de forma online, e principalmente a importância de contar com uma boa base de dados para pesquisa e monitoramento, confira também 4 diferenciais da plataforma NEXT para suas estratégias.
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