Cyber Risks: tudo o que você precisa saber para se prevenir

 

É fácil entender que, na Era da Informação, sempre estamos conectados e também expostos nos mais diversos canais digitais e sistemas. Nesse cenário, pessoas e empresas podem sofrer com os cyber risks, ou riscos cibernéticos.

Não faltam exemplos disso, tanto em situações (infelizmente) rotineiras de vazamento de dados e roubo de contas, como em grandes problemas de segurança e invasão da privacidade em redes sociais e empresas públicas ou privadas. E ainda é importante considerar que todos estes riscos não são apenas externos.

Preparamos este artigo para descrever quais são estes riscos e também apresentar dicas de como se proteger, focando principalmente na experiência de empresas. Acompanhe!

Tipos de Cyber Risk

Vamos começar listando todo tipo de risco digital que uma empresa pode estar exposta. São eles:

Risco cibernético
Estas são as ameaças apresentadas por hackers e softwares maliciosos, incluindo phishing (engenharia social), malware, ransomware e DDoS (Distributed denial-of-service attack).

Risco de dados
Relacionados com o vazamento de informações e também ao incorreto tratamento de dados pessoais, o que é globalmente avaliado através da GDPR e, no Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Risco de infraestrutura
Relacionados principalmente com seus equipamentos, ferramentas e bancos de dados, físicos ou em nuvem (cloud computing).

Risco operacional
Neste ponto, são consequências operacionais na rotina da empresa causadas pelos cyber risks, como interrupção dos seus serviços, perda de clientes, perda de receita, etc.

Risco de capital humano
Relacionado tanto aos seus colaboradores como aos parceiros e fornecedores. São riscos internos, que podem ser propositais ou apenas uma falha por desconhecimento ou falta de alinhamento. Igualmente, os cyber risks representam riscos para os funcionários.

Como você pode conferir, existem ameaças externas e também pontos internos, sejam falhas ou causados de forma ofensiva, que podem expor toda a operação da empresa, inclusive prejudicando operações de vendas, contratos já existentes e até causando ações jurídicas.

Como prevenir?

Uma política bem esclarecida de Segurança da Informação é o primeiro e mais importante passo. Isso cobre tanto os fatores externos como internos. O investimento em segurança de dados e na privacidade da empresa é cada vez mais necessário, e muitos serviços e consultores especializados podem ajudar nessa demanda.

Outro ponto importante é o atendimento à LGPD. Confira o nosso conteúdo especial sobre a Lei Geral de Proteção de Dados e descubra as principais definições e responsabilidades com essas normas.

Lembre-se que a prevenção de tais riscos é apenas uma parte do trabalho. É necessário monitorar todas ferramentas e bases de dados, investigar pontos suspeitos e sempre corrigir prontamente qualquer demanda.

Agora, voltando-se para os fatores internos, a prevenção acontece tanto com o Compliance, a política de conformidade, como com a Gestão de Riscos.

Gestão de Riscos

Ter uma área dedicada à mitigação de riscos e prevenção dos mesmos, em todas áreas da empresa, é essencial para sua segurança e um forte diferencial de mercado. Considerando os cyber risks, a equipe de Gestão de Riscos deve ter conhecimento sobre como monitorar, investigar e corrigir qualquer tipo de problema digital/cibernético.

RESUMINDO

É fácil entender que, na Era da Informação, sempre estamos conectados e também expostos nos mais diversos canais digitais e sistemas. Nesse cenário, pessoas e empresas podem sofrer com os cyber risks, ou riscos cibernéticos.

leia também

outubro 15, 2021
Política de Compliance

Principais erros ao implementar uma Política de Compliance

Principais erros ao implementar uma Política de Compliance   Todas empresas, incluindo as de menor […]
outubro 13, 2021
Vendas B2B

Vendas B2B: saiba como planejar e fechar mais vendas para empresas!

Vendas B2B: saiba como planejar e fechar mais vendas para empresas!   Quando uma empresa […]
outubro 11, 2021
Mobile Marketing

Mobile Marketing – O que é?

Mobile Marketing – O que é?   Não é mais segredo para ninguém que a […]
outubro 8, 2021
mercado pós-pandemia

Como preparar a empresa para o mercado pós-pandemia

Como preparar a empresa para o mercado pós-pandemia   Que o mundo já não é […]