Inside Sales: o que é e como aplicar no seu negócio?

 

Em um mundo cada vez mais digital e conectado, a maneira com que muitos processos dentro das empresas passaram a funcionar mudou bastante.

O surgimento de novas tecnologias e ferramentas que visam otimizar e tornar o trabalho mais produtivo, tornou o processo de vendas muito mais rápido, assertivo e moderno, por exemplo, com o Inside Sales.

O que, em uma tradução literal, quer dizer “vender de dentro da empresa”, e justamente agora que estamos rodeados de ferramentas como e-mail marketing, redes sociais, CRM, telefone, entre outros recursos.

As vendas internas tornaram-se uma excelente maneira da empresa economizar custos e focar totalmente na qualidade e excelência do seu time comercial. Iremos abordar como Inside Sales funciona e de que maneira é possível aplicar ao seu negócio, siga com a leitura!

Definição de Inside Sales

Termo em inglês que quer dizer vendas internas, onde o time comercial atua de dentro da própria empresa. Se antes os vendedores iam até os potenciais clientes para fazer suas propostas de vendas, hoje essa realidade mudou bastante e a interação com os clientes passou a acontecer através dos canais de comunicação como e-mail e telefone.

Não há mais a necessidade de se deslocar até o possível lead para iniciar uma conversa e fechar vendas. O que proporciona inúmeras vantagens para a empresa que adota esse tipo de estratégia em seus negócios, já que o Inside Sales serve tanto para o modelo B2B como para o B2C.

Por que implementar o Inside Sales na empresa é um bom negócio?

As operações de vendas de uma empresa acontecem visando gerar novas oportunidades de negócios e, portanto, é fundamental que o time de vendas esteja muito bem focado e alinhado em relação a suas metas e objetivos.

Para que se tenha agilidade nos processos e uma maior produtividade, implementar o Inside Sales é uma excelente forma de utilizar melhor o tempo do vendedor e focar em estratégias que gerem ainda mais novos prospects. Selecionamos algumas vantagens do Inside Sales:

Redução de custos
Há a eliminação dos custos de transporte do vendedor, por exemplo, que antes precisaria se deslocar até mais de uma vez para responder e tirar dúvidas dos leads.

E agora isso pode ser resolvido de forma remota, reduzindo os encontros presenciais apenas quando realmente necessários. E assim, abrindo margem para o aumento do lucro da empresa.

Dessa forma o custo de aquisição por cliente (CAC) reduz consideravelmente e é possível investir em outros setores da empresa, como em mais treinamento e qualificação dos profissionais.

Aumento da produtividade da equipe comercial
Com a oportunidade de atuar remotamente há uma maior liberdade para os profissionais se preparem para as suas abordagens, deixando o seu dia a dia mais dinâmico, facilitado e produtivo. Tendo a chance de prestar um atendimento consultivo com muito mais qualidade e escalável.

Como aplicar no seu negócio

Agora que você já entendeu o que é Inside Sales e pôde conhecer algumas das suas vantagens é hora de aprender como implementá-lo ao seu negócio. Confira agora!

Para iniciar o processo de mudanças dentro da empresa e conectar o time comercial com essa nova estratégia é essencial que se tenha as condições necessárias.

Como as ferramentas de CRM, softwares atualizados, e-mail profissional, redes sociais e linhas telefônicas ativas, boa velocidade de internet e por último, mas não menos importante, o treinamento e a capacitação dos profissionais.

E para estruturar o departamento de Inside Sales é necessário focar na prospecção de novos leads e na qualificação dos mesmos. Essa prospecção pode ser feita através de conteúdos de qualidade que despertem o interesse dos prospects.

E uma vez tendo atraído sua atenção, esse potencial cliente é abordado para uma qualificação, passando pelo funil de vendas e, havendo um fechamento, há ainda o pós-venda, além da manutenção do relacionamento para que resulte na sua fidelização.

Dessa forma, com esse processo bem estruturado do Inside Sales a empresa terá grandes chances de retorno, com resultados realmente satisfatórios. Se deseja conhecer mais sobre vendas, marketing, digital, Big Data entre outros assuntos, continue sua leitura acessando nossos outros artigos disponíveis no blog.

RESUMINDO

Em um mundo cada vez mais digital e conectado, a maneira com que muitos processos dentro das empresas passaram a funcionar mudou bastante.

leia também

janeiro 26, 2022
aumentar a produtividade da equipe

Como aumentar a produtividade da sua equipe

Como aumentar a produtividade da sua equipe   O capital humano é, sem dúvida alguma, […]
janeiro 24, 2022
análise de concorrência

Análise de concorrência: por que realizar e o que pesquisar

Análise de concorrência: por que realizar e o que pesquisar   Um ponto básico sobre […]
janeiro 19, 2022
benchmarking

O que é benchmarking?

O que é benchmarking?   Ao planejar um novo negócio, para conhecer sua concorrência e […]
janeiro 17, 2022
ferramentas de Analytics

Ferramentas de Analytics para monitorar seu site

Ferramentas de Analytics para monitorar seu site   Não só as empresas que vendem online […]