A prospecção de potenciais clientes pelo time comercial deve acontecer de maneira objetiva e estratégica. O sucesso de um negócio está inteiramente ligado na forma como é conduzida a organização e o planejamento dos processos para captar e qualificar os leads.
E nesse sentido, há a necessidade de se utilizar ferramentas adequadas para esta finalidade e ainda introduzir tarefas estratégicas do dia a dia do comercial.
Justamente por se tratar de um mercado tão competitivo, é fundamental estar à frente da concorrência. E para isso, elaboramos um artigo que reúne as melhores ferramentas e tarefas para a prospecção de vendas. Acompanhe!
É a busca por clientes, por captar potenciais consumidores e direcioná-los até o objetivo final. A prospecção é o primeiro contato com o lead.
Na prospecção, o lead deve ser avaliado para verificar se realmente há fit com a empresa e se futuramente ele possui boas chances de se tornar cliente.
Hoje, com o avanço das tecnologias disponíveis no mercado, há inúmeras maneiras de iniciar uma prospecção eficiente. A seguir iremos conhecer as ferramentas importantes para essa finalidade.
Antes de enumerar as principais ferramentas, é importante explicar o que seriam esses dispositivos. Trata-se de softwares que irão de maneira ágil e direcionada facilitar a captação e qualificação de novos clientes.
Veja agora algumas ferramentas gratuitas ou não, que são perfeitas para prospectar o cliente ideal:
Essas ferramentas listadas acima, operam nas mais diversas finalidades como para encontrar e-mails, construir sua base de contatos, selecionar os leads mais interessantes no Linkedin, encontrar informações dos seus contatos, reunir dados através das redes sociais ou mesmo organizar informações e realizar um atendimento personalizado.
Mas, sem dúvida alguma, a principal ferramenta de uma boa equipe comercial é o CRM. Para aproveitar todas as funcionalidades que a ferramenta oferece, leia O que é CRM? e comece a implementar no seu negócio.
Potencializando a geração de leads, as ferramentas são importantes para aumentar a produtividade da equipe como um todo e ainda para reduzir custos com aquelas tarefas, por exemplo, que não estão sendo efetivas nos seus objetivos.
Outros benefícios são:
Quando utilizado de maneira correta, os benefícios conseguem ser ainda maiores, por isso aumente as vendas do seu negócio organizando suas tarefas, ferramentas e treinando o time comercial.
Agora que você já conhece o processo de prospecção de vendas com as principais ferramentas e tarefas direcionadas para a captação de leads, é importante dar sequência a essas atividades para conquistar potenciais consumidores.
E não deixe de conferir também O que faz um profissional SDR?
Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…
Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…
Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…
A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…
O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…
Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…