O que faz um profissional SDR?

 

Talvez você já saiba que a forma de uma empresa vender pode ser organizada em diversas etapas e tarefas. De fato, é extremamente importante que toda empresa organize seu processo de vendas para que ele possa ser registrado, mensurado, melhorado e sempre promovido entre novos membros da equipe comercial.

Nas vendas B2B, para outras empresas, e nas vendas complexas ou de serviços de assinatura, é ainda mais importante que seu processo de vendas esteja bem definido e que os vendedores tenham tarefas distribuídas em cada uma dessas etapas.

Leia também:

E é neste cenário que temos o vendedor SDR. Esse profissional é muito importante quando trabalhamos com Marketing Digital e, principalmente, o Outbound Marketing. Mas afinal, o que faz um SDR?

Continue acompanhando e descubra nos próximos tópicos!

Sobre o Outbound Marketing

Antes de descrever o que é um SDR e as tarefas desse profissional, precisamos apresentar alguns conceitos básicos do Outbound Marketing. Baseado na prospecção ativa, que começa com a pesquisa de leads, essa abordagem de marketing precisa de um profissional que possa cobrir essa alta demanda de pesquisa e contatos estratégicos.

Resumidamente, quando o processo de vendas está alinhado ao Outbound Marketing, existe uma divisão de vendedores para cobrir essas tarefas mais específicas. Minimamente, a equipe comercial fica dividida entre SDR e closer. Leia o nosso artigo sobre o tema para se aprofundar neste ponto:

O que é um SDR?

Então vamos entender quem é esse profissional. SDR significa Sales Development Representative, que pode ser traduzido como representante de vendas. Esse é um vendedor que começa o processo de vendas, assumindo algumas das responsabilidades mais alinhadas com o marketing.

As etapas de pesquisa de leads, prospecção e até mesmo o início da qualificação ficam concentradas entre os SDRs.

Tarefas de um SDR

Até aqui, alinhamos que um SDR é um tipo de vendedor responsável pelas primeiras etapas do processo de vendas. Na rotina de um SDR sempre constarão as seguintes tarefas:

  • Pesquisa de leads, baseando-se no ICP;
  • Disparo de cadências de prospecção;
  • Cold calling e cold mailing (contatos frios de prospecção por e-mail e telefone);
  • Qualificação básica de leads;
  • Registro de dados e informações na ferramenta utilizada (CRM ou outra).

Esse profissional deve ser organizado, atento, proativo, empático e comunicativo.

Seguindo essa lógica, já desde os primeiros contatos com um lead o SDR já aplica alguns filtros de qualificação para passar ao closer apenas os contatos mais alinhados com seu perfil de clientes e também com possível interesse em suas soluções. Tudo isso deve ser muito bem definido dentro do processo de vendas, utilizando ferramentas eficientes para salvar todas informações e dados de cada lead.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e também compreendido melhor o trabalho de um SDR. É bastante interessante fazer essa divisão entre SDR e closer justamente para separar tarefas, agilizar a prospecção e também filtrar as melhores oportunidades para vender mais.

RESUMINDO

Talvez você já saiba que a forma de uma empresa vender pode ser organizada em diversas etapas e tarefas. De fato, é extremamente importante que toda empresa organize seu processo de vendas para que ele possa ser registrado, mensurado, melhorado e sempre promovido entre novos membros da equipe comercial.

leia também

outubro 15, 2021
Política de Compliance

Principais erros ao implementar uma Política de Compliance

Principais erros ao implementar uma Política de Compliance   Todas empresas, incluindo as de menor […]
outubro 13, 2021
Vendas B2B

Vendas B2B: saiba como planejar e fechar mais vendas para empresas!

Vendas B2B: saiba como planejar e fechar mais vendas para empresas!   Quando uma empresa […]
outubro 11, 2021
Mobile Marketing

Mobile Marketing – O que é?

Mobile Marketing – O que é?   Não é mais segredo para ninguém que a […]
outubro 8, 2021
mercado pós-pandemia

Como preparar a empresa para o mercado pós-pandemia

Como preparar a empresa para o mercado pós-pandemia   Que o mundo já não é […]