O que faz um profissional SDR?

 

Talvez você já saiba que a forma de uma empresa vender pode ser organizada em diversas etapas e tarefas. De fato, é extremamente importante que toda empresa organize seu processo de vendas para que ele possa ser registrado, mensurado, melhorado e sempre promovido entre novos membros da equipe comercial.

Nas vendas B2B, para outras empresas, e nas vendas complexas ou de serviços de assinatura, é ainda mais importante que seu processo de vendas esteja bem definido e que os vendedores tenham tarefas distribuídas em cada uma dessas etapas.

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E é neste cenário que temos o vendedor SDR. Esse profissional é muito importante quando trabalhamos com Marketing Digital e, principalmente, o Outbound Marketing. Mas afinal, o que faz um SDR?

Continue acompanhando e descubra nos próximos tópicos!

Sobre o Outbound Marketing

Antes de descrever o que é um SDR e as tarefas desse profissional, precisamos apresentar alguns conceitos básicos do Outbound Marketing. Baseado na prospecção ativa, que começa com a pesquisa de leads, essa abordagem de marketing precisa de um profissional que possa cobrir essa alta demanda de pesquisa e contatos estratégicos.

Resumidamente, quando o processo de vendas está alinhado ao Outbound Marketing, existe uma divisão de vendedores para cobrir essas tarefas mais específicas. Minimamente, a equipe comercial fica dividida entre SDR e closer. Leia o nosso artigo sobre o tema para se aprofundar neste ponto:

O que é um SDR?

Então vamos entender quem é esse profissional. SDR significa Sales Development Representative, que pode ser traduzido como representante de vendas. Esse é um vendedor que começa o processo de vendas, assumindo algumas das responsabilidades mais alinhadas com o marketing.

As etapas de pesquisa de leads, prospecção e até mesmo o início da qualificação ficam concentradas entre os SDRs.

Tarefas de um SDR

Até aqui, alinhamos que um SDR é um tipo de vendedor responsável pelas primeiras etapas do processo de vendas. Na rotina de um SDR sempre constarão as seguintes tarefas:

  • Pesquisa de leads, baseando-se no ICP;
  • Disparo de cadências de prospecção;
  • Cold calling e cold mailing (contatos frios de prospecção por e-mail e telefone);
  • Qualificação básica de leads;
  • Registro de dados e informações na ferramenta utilizada (CRM ou outra).

Esse profissional deve ser organizado, atento, proativo, empático e comunicativo.

Seguindo essa lógica, já desde os primeiros contatos com um lead o SDR já aplica alguns filtros de qualificação para passar ao closer apenas os contatos mais alinhados com seu perfil de clientes e também com possível interesse em suas soluções. Tudo isso deve ser muito bem definido dentro do processo de vendas, utilizando ferramentas eficientes para salvar todas informações e dados de cada lead.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e também compreendido melhor o trabalho de um SDR. É bastante interessante fazer essa divisão entre SDR e closer justamente para separar tarefas, agilizar a prospecção e também filtrar as melhores oportunidades para vender mais.

RESUMINDO

Talvez você já saiba que a forma de uma empresa vender pode ser organizada em diversas etapas e tarefas. De fato, é extremamente importante que toda empresa organize seu processo de vendas para que ele possa ser registrado, mensurado, melhorado e sempre promovido entre novos membros da equipe comercial.

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