Por que alinhar marketing e vendas?

 

Para que uma empresa tenha sucesso e alcance resultados significativos uma série de fatores influencia nesse sentido. E uma delas, sem dúvida alguma, é o alinhamento dos setores de marketing e vendas de uma organização.

Independentemente do tamanho do negócio, é essencial que o planejamento estratégico da empresa seja pensado de forma que unifique os objetivos e metas da equipe de marketing e do comercial. Já que é essa união que ajudará a aumentar as oportunidades de vendas.

De forma geral, tanto o marketing quanto as vendas são essenciais para a sobrevivência de qualquer negócio e, portanto, o vendarketing faz toda a diferença.

Nesse texto, iremos abordar por que alinhar esses setores é tão importante para o sucesso da empresa. Confira a seguir!

A relação entre marketing e vendas

De maneira bem simples, o marketing, por exemplo, fica responsável por elaborar e executar ações estratégicas a fim de captar e qualificar leads. O setor comercial, por sua vez, recebe esses leads e realiza o primeiro contato focando no fechamento de vendas.

Ou ainda, a equipe de vendas está em constante contato direto com os prospects que podem repassar para o marketing dados essenciais para que as campanhas obtenham ainda mais sucesso e sejam assertivas, como atingindo em cheio na dor do cliente e em suas necessidades.

Essa relação deve ser sempre de muita sinergia e troca de informações valiosas para a execução do trabalho de cada setor.

Qual a importância e as vantagens do alinhamento entre marketing e vendas?

Uma gestão que conhece o seu público e sabe a importância que um bom relacionamento entre empresa e consumidor possuem. Irá investir em ações sincronizadas.

Unindo forças, cada vez mais será possível tornar o dia a dia no ambiente de trabalho mais focado e assertivo. Possibilitando o compartilhamento de dados e informações precisas sobre os leads. Algumas vantagens, como:

  • Facilidade de comunicação;
  • Mensuração de dados;
  • Unificação de objetivos;
  • Melhora a experiência do cliente;
  • Aumenta a produtividade de toda a equipe.
  • Para que haja um aumento importante e relevante no fechamento de vendas, é fundamental que não se perca tempo e muito menos oportunidades que poderiam ser melhor aproveitadas se houvesse um acordo entre as equipes e seus objetivos estivessem interligados.

Como realizar esse alinhamento?

As mudanças na empresa devem acontecer para que seja feita a identificação da importância e necessidade do alinhamento entre os setores. E a melhor forma para isso é integrar as equipes desde o planejamento.

Entender e ajudar a construir as melhores táticas e estratégias para não somente chamar a atenção do seu público, mas permanecer com ele por todo o caminho e processo dentro do funil de vendas é o que determinará o sucesso dessa interação.

E alguns passos devem ser tomados para isso acontecer, como:

  • Líderes e gestores devem apoiar o alinhamento entre os setores e criar ações que tornem essa interação ainda mais facilitada e estratégica;
  • Aplique o SLA (Service Level Agreement) ou Acordo de Nível de Serviço. Que no caso são regras que ambos devem cumprir para que as ações tenham chances de sucesso, como o marketing captar leads qualificados para o time de vendas e o time comercial cuidar muito bem desses prospects. Além de elaborarem os objetivos a serem alcançados e realizarem reuniões de alinhamento.

Há ainda mais medidas que devem ser tomadas, como medir os resultados e realizar feedbacks sobre as ações. Essas práticas trarão a longo prazo novas oportunidades de negócio e deixarão os clientes ainda mais satisfeitos.

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