Qual a importância de manter seus softwares atualizados?
Seja no computador pessoal ou profissional, os softwares (ou “programas”) são indispensáveis para realizar todo tipo de trabalho. Alguns são mais complexos que outros, conectando seus hardwares, instalando novas funcionalidades no equipamento ou cobrindo outro tipo de demanda. Existem até os softwares que nunca utilizamos diretamente, mas são necessários para segurança do computador, para integrar outras ferramentas e assim em diante.
Em comum, muitos destes aplicativos precisam de atualizações. Agora que os computadores estão sempre conectados à rede de internet, esse processo de atualização de softwares é muito mais simples, ao contrário do que acontecia, por exemplo, com pacotes que precisavam ser comprados todos os anos para ter novas funcionalidades ou mesmo correção de bugs em um programa.
Mas afinal, qual é a importância de manter softwares atualizados? Continue lendo para entender essa relação, principalmente para as demandas de empresas!
Por que atualizar um software?
O principal ponto de importância para atualizar seus softwares é sobre a compatibilidade com seu sistema operacional, de computador ou mobile (em smartphones), já que programas desatualizados podem ser descontinuados, perder a funcionalidade total ou parcialmente e ainda perdem as garantias do fornecedor.
Assim, a atualização é um meio majoritariamente gratuito de garantir mais benefícios com seus softwares. Outras características e vantagens desse processo são:
- Mais segurança
Quando um fornecedor prepara uma nova versão de um software, ela é amplamente testada e verificada para cumprir com todos os requisitos de segurança, tanto na utilização, na segurança da informação e ainda sobre o aparelho em que a aplicação está sendo instalada.
Atualizações focam em novos recursos de segurança e também reforçam procedimentos já existentes. Para além dessa característica, atualizar seus softwares muitas vezes é a condição essencial para que você possa continuar a utilizá-los.
Com as demandas crescentes por proteção de dados, esse fator é um dos mais fortes e que precisam de atenção.
- Novas funções
Uma atualização pode acrescentar novas funcionalidades para um programa, que inclusive podem melhorar sua rotina de uso da ferramenta ou garantir mais integrações com outros aplicativos.
- Melhor usabilidade
Igualmente, a atualização pode chegar com um novo design dentro do programa, o que pode melhorar sua navegação e usabilidade em diferentes demandas. Esse é um processo para melhorar a experiência do usuário (UX).
- Correção de bugs
Se algo não estava funcionando como desejado, somente as atualizações podem corrigir! Neste ponto, inclusive, as empresas fornecedoras costumam considerar relatos e as possíveis queixas de usuários para trazer essas correções o mais rápido possível.
Uma atualização, geralmente, é acompanhada de um patch notes, um documento que lista todas as mudanças dentro dessa nova versão do software. Ali você pode entender melhor os pontos específicos acrescentados, alterados ou removidos.
Atenção antes de atualizar!
Quando receber uma notificação de atualização disponível, ou atualização necessária, busque conferir qual é a complexidade dessa atualização. Além do patch notes que citamos acima, é necessário checar por avisos sobre necessidade de reiniciar o computador ou mesmo de fazer um backup dos seus arquivos. Não é o ideal, mas a atualização pode desconfigurar definições anteriores.
Prefira fazer as atualizações manualmente, somente com sua autorização. Atente-se aos avisos da atualização e previna-se fazendo um backup. Outro ponto que vale a pena ficar de olho é sobre novas cobranças ou valores escondidos dentro da aplicação.
Muito bem, agora você já sabe sobre a importância de manter seus softwares atualizados e ainda como atualizar da melhor forma! Confira também plataformas de inteligência de mercado para usar em sua empresa.
RESUMINDO
para sua empresa