Como definir metas para vendedores

 

Em qualquer segmento empresarial que vise o lucro e o crescimento dos negócios, é fundamental que se tenha bem estabelecido quais as metas que devem ser alcançadas.

Uma vez definido os objetivos é hora de partir para as ações práticas em busca dos resultados.

No time comercial é essencial que os líderes e gestores estejam alinhados e saibam o que fazer para motivar e engajar o pessoal de vendas.

Mas, antes disso, é necessário definir as metas e é exatamente sobre isso que iremos falar a seguir. Como definir metas para os vendedores? Acompanhe agora!

O que são metas de vendas?

As metas são o que irão nortear e direcionar toda a equipe em suas ações estratégicas! É o foco no qual o time trabalhará para atingir seus objetivos.

São definições que podem ser mensuradas e medidas para que haja uma avaliação e acompanhamento dos resultados. Elas podem ser ousadas, mas, acima de tudo, precisam ser realistas e possíveis de se atingir.

As metas de vendas, na sua grande maioria das vezes, são definidas pelo gestor e precisam ser repassadas para o time de vendedores de maneira estratégica, definindo o que será meta coletiva e o que será meta individual.

E lembre-se: elas precisam ter um prazo definido! No tópico a seguir acompanhe como estabelecer as metas de vendas.

Analise o mercado atual

É importante realizar uma pesquisa de campo e analisar o cenário no qual o mercado se encontra. Questões como: mercado econômico, concorrência, consumidor final, custo de mão de obra, entre outras coisas são importantes para a definição das metas.

Traçar metas atingíveis é um processo que depende de muitas variáveis e, portanto, é imprescindível que haja esse estudo de mercado.

Conheça o histórico de vendas da empresa

Guiar-se pelo histórico de dados de vendas da empresa é importante para conseguir avaliar o que precisa ser feito para atingir o ritmo de crescimento desejado.
Informações sobre o percentual de vendas dos anos anteriores servirá para conseguir prever alguns processos, tornando as ações mais assertivas e direcionadas.

Humanize as metas

Nada mais prejudicial para seu negócio do que estabelecer metas agressivas demais e que ao invés de motivar e engajar a equipe tem o efeito contrário.

Metas desumanas só farão com que todo o time vá gradativamente se desgastando e se frustrando com os resultados não atingidos. Por isso, é fundamental que a definição de metas seja feita de maneira consciente e inteligente.

Prepare seu time

De maneira geral, cada profissional possui uma forma específica de entregar seus resultados e conseguir atingir suas metas. É importante que se analise individualmente esses profissionais e os capacite.

Treinar a equipe de vendas é um dos fatores que ajudará a conquistar uma performance do time ainda mais positiva.

Incentivar o time comercial é também investir em capacitação!

Conclusão

Quando há um planejamento muito bem estruturado, fica mais fácil conseguir definir as metas que devem nortear todas as ações da empresa. Portanto, transforme sua gestão de vendas melhorando suas estratégias.

Gostou do artigo? Continue lendo e aprendendo sobre vendas e o mercado corporativo acessando nossos outros materiais.

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