Negócios: entenda o que é ESG

 

De maneira crescente, essa prática vem ganhando espaço no mercado empresarial, justamente, por se tratar de ações que visam implementar dentro da empresa operações socialmente responsáveis.

Ou seja, quer dizer que as empresas se comprometem em abordar práticas mais sustentáveis e que agreguem ao meio ambiente. O que deixa as grandes instituições em evidência destacando-se dos concorrentes que não possuem a mesma visão.

O modo de consumir mudou e o consumidor está cada vez mais atento às empresas que são realmente responsáveis socialmente e que fazem a sua parte para cuidar do meio ambiente e também do seu modo de governar.

Com isso em mente, é importante se aprofundar melhor nessa questão e entender como aplicar esse conceito ao seu negócio. Continue a leitura e entenda o que é ESG!

Mas, afinal, o que quer dizer a sigla ESG?

Traduzido do inglês, o termo ESG quer dizer “environmental, social and governance”, que significa Ambiental, Social e Governança.

E faz referência a uma importante métrica da boa prática empresarial, que tem como objetivo performar de maneira positiva nesses 3 setores.

Environmental/Ambiental

Já que as grandes empresas possuem uma forte interferência no meio que operam, é vital que passem a praticar estratégias que visem o cuidado e a proteção com o meio ambiente. Tratando de assuntos fundamentais, como: aquecimento global, desmatamento, poluição do ar e da água, biodiversidade, entre outros.

Social

Nesse caso, os fatores sociais são levados em consideração, pois o investimento empresarial nessas questões tem o poder de impactar diretamente toda a sociedade. E a empresa tem a oportunidade de prestar um papel importante abordando temas, como: direitos humanos, leis trabalhistas, diversidade e inclusão no ambiente de trabalho e segurança no trabalho.

Governance/Governança

E, por fim, mas não menos importante, quando o assunto é governança corporativa é fundamental trabalhar a maneira de administrar a empresa. Passando pelas políticas que são utilizadas na governança, como: formação do conselho, canal de denúncias, ética, práticas anticorrupção e suborno.

Não é de hoje que esses assuntos são tratados e que fazem parte na construção de uma imagem positiva da empresa, a colocando no caminho do crescimento e com grandes oportunidades para se reinventar.

Com isso, é interessante entender como implementar o ESG na prática, siga com a leitura e descubra mais a respeito.

Dicas para aplicar as práticas do ESG na sua empresa

Para conseguir colocar em prática as ações em que o ESG se baseia, é necessário que algumas atitudes sejam tomadas. A primeira delas é a análise do próprio negócio para que seja possível identificar onde há possíveis falhas e o que pode ser melhorado.

Além de observar quais serão as melhores estratégias adotadas e de que maneira serão feitas as mudanças, unificando e alinhando os objetivos e as metas para que todos estejam cientes das novas diretrizes.

Sendo assim, é preciso planejar estrategicamente como irá iniciar a implementação do ESG e tomar decisões mais assertivas e objetivas possíveis. Transforme o seu negócio!

RESUMINDO

leia também

janeiro 19, 2022
benchmarking

O que é benchmarking?

O que é benchmarking?   Ao planejar um novo negócio, para conhecer sua concorrência e […]
janeiro 17, 2022
ferramentas de Analytics

Ferramentas de Analytics para monitorar seu site

Ferramentas de Analytics para monitorar seu site   Não só as empresas que vendem online […]
janeiro 12, 2022
Agile Marketing

Agile Marketing: tudo sobre gestão ágil no Marketing

Agile Marketing: tudo sobre gestão ágil no Marketing   Se você trabalha com a área […]
janeiro 10, 2022
insights estratégicos

Como gerar insights estratégicos para a sua empresa?

Como gerar insights estratégicos para a sua empresa?   Para mudar a sua empresa e […]