Não só as empresas que vendem online como todas as outras que desejam marcar presença, alcançar seu público e fechar negócios já conhecem a importância de ter seu próprio site. Programar e publicar seu site, com domínio próprio, já é uma tarefa em si, mas o trabalho não acaba quando o endereço está no ar e pronto para receber acessos.
Afinal, como saber que seu site e qualquer estratégia alinhada a ele estão funcionando? Somente com um processo bem definido de análise, por vezes referido como Web Analytics. Certamente você já sabe como os dados são importantes para monitorar e mensurar seus resultados, além de encontrar as melhores oportunidades de otimização.
Felizmente, existem muitas ferramentas de Analytics que você pode utilizar no monitoramento do seu site. Descubra suas opções nos próximos tópicos!
Além de ser totalmente gratuito, o Google Analytics tem o benefício de ser uma das soluções mais completas para monitorar seu domínio. Sua utilização é muito simples, dentro de uma interface já totalmente traduzida. Existem abas para visualização de suas páginas, de palavras-chave (consultas), origem de tráfego, do público e comportamento dentro do site.
É possível configurar templates de relatórios e dashboards para encontrar seus dados de períodos específicos e assim apresentá-los para a equipe. Se seu site é também um e-commerce (loja virtual), o Google Analytics também traz dados de seus produtos e vendas, desde que corretamente configurado e integrado com sua plataforma de comércio eletrônico.
Como outras soluções oferecidas pelo Google, existem treinamentos oficiais e diversos fóruns e páginas de ajuda para entender o Analytics e obter os melhores resultados com a ferramenta.
Já o Search Console é o serviço ideal para quem quer dados sobre as estratégias de SEM (Search Engine Marketing) e SEO (Search Engine Optimization). Ou seja, para ações orgânicas relacionadas ao posicionamento do site e seus resultados de pesquisa. Igualmente, existem treinamentos do próprio Google para facilitar no aprendizado e usabilidade da ferramenta.
A SEMrush se apresenta como uma plataforma de “gestão de visibilidade online”, assim oferecendo diversas funcionalidades para uma estratégia de Marketing Digital. A ferramenta é paga, mas é uma das mais completas para monitorar dados relacionados a suas páginas e até mesmo comparar seu domínio com a concorrência.
Mais uma solução paga, mas com visualização completa dos resultados do seu site. Também oferece integrações relevantes para varejistas com lojas físicas e virtuais. Outro diferencial é sua funcionalidade de análise preditiva, baseada em IA e aprendizado da máquina.
Software original
Outra opção, essa mais adequada para negócios com demandas específicas e também profissionais dedicados, é criar um programa e processos relacionados para captar os dados do seu site de forma personalizada. Algumas linguagens de programação, como Python, se destacam pelas possibilidades na análise e tratamento de dados.
Para finalizar e reforçar, os dados do seu site são apenas uma parte da estratégia de análise em seu negócio. Eles dão apoio a muitos objetivos, mas é sempre necessário criar mais rotinas e processos baseados em dados. Aproveite e descubra também o que é Business Intelligence.
Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…
Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…
Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…
A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…
O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…
Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…