Ferramentas de Analytics para monitorar seu site

 

Não só as empresas que vendem online como todas as outras que desejam marcar presença, alcançar seu público e fechar negócios já conhecem a importância de ter seu próprio site. Programar e publicar seu site, com domínio próprio, já é uma tarefa em si, mas o trabalho não acaba quando o endereço está no ar e pronto para receber acessos.

Afinal, como saber que seu site e qualquer estratégia alinhada a ele estão funcionando? Somente com um processo bem definido de análise, por vezes referido como Web Analytics. Certamente você já sabe como os dados são importantes para monitorar e mensurar seus resultados, além de encontrar as melhores oportunidades de otimização.

Felizmente, existem muitas ferramentas de Analytics que você pode utilizar no monitoramento do seu site. Descubra suas opções nos próximos tópicos!

Google Analytics

Além de ser totalmente gratuito, o Google Analytics tem o benefício de ser uma das soluções mais completas para monitorar seu domínio. Sua utilização é muito simples, dentro de uma interface já totalmente traduzida. Existem abas para visualização de suas páginas, de palavras-chave (consultas), origem de tráfego, do público e comportamento dentro do site.

É possível configurar templates de relatórios e dashboards para encontrar seus dados de períodos específicos e assim apresentá-los para a equipe. Se seu site é também um e-commerce (loja virtual), o Google Analytics também traz dados de seus produtos e vendas, desde que corretamente configurado e integrado com sua plataforma de comércio eletrônico.

Como outras soluções oferecidas pelo Google, existem treinamentos oficiais e diversos fóruns e páginas de ajuda para entender o Analytics e obter os melhores resultados com a ferramenta.

Google Search Console

Já o Search Console é o serviço ideal para quem quer dados sobre as estratégias de SEM (Search Engine Marketing) e SEO (Search Engine Optimization). Ou seja, para ações orgânicas relacionadas ao posicionamento do site e seus resultados de pesquisa. Igualmente, existem treinamentos do próprio Google para facilitar no aprendizado e usabilidade da ferramenta.

SEMrush

A SEMrush se apresenta como uma plataforma de “gestão de visibilidade online”, assim oferecendo diversas funcionalidades para uma estratégia de Marketing Digital. A ferramenta é paga, mas é uma das mais completas para monitorar dados relacionados a suas páginas e até mesmo comparar seu domínio com a concorrência.

Adobe Analytics

Mais uma solução paga, mas com visualização completa dos resultados do seu site. Também oferece integrações relevantes para varejistas com lojas físicas e virtuais. Outro diferencial é sua funcionalidade de análise preditiva, baseada em IA e aprendizado da máquina.

Software original

Outra opção, essa mais adequada para negócios com demandas específicas e também profissionais dedicados, é criar um programa e processos relacionados para captar os dados do seu site de forma personalizada. Algumas linguagens de programação, como Python, se destacam pelas possibilidades na análise e tratamento de dados.

Para finalizar e reforçar, os dados do seu site são apenas uma parte da estratégia de análise em seu negócio. Eles dão apoio a muitos objetivos, mas é sempre necessário criar mais rotinas e processos baseados em dados. Aproveite e descubra também o que é Business Intelligence.

RESUMINDO

leia também

maio 19, 2022
retenção de talentos

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa   No ambiente empresarial, o sucesso de […]
maio 17, 2022
Data Driven

Data Driven: quais ferramentas utilizar?

Data Driven: quais ferramentas utilizar?   A tomada de decisão com base em dados consegue […]
maio 12, 2022
Cultura Data Driven

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa   Se orientar com base […]
maio 10, 2022
comportamento do novo consumidor

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa   Os tempos […]