Descubra os principais dados de e-commerce

 

Você sabe quais são os principais dados que deve analisar no seu e-commerce? Para conquistar o sucesso nos seus negócios e realmente alavancar as vendas, é necessário, antes de tudo, entender como funciona a análise de dados e quais devem ser acompanhados de perto.

Para uma gestão de sucesso, é imprescindível observar algumas métricas simples, mas que fazem toda a diferença para o crescimento e o seu destaque competitivo no mercado.

Sendo assim, hoje abordaremos quais os principais dados de e-commerce precisam ser levantados. Siga com a leitura!

Qual a importância das métricas de e-commerce?

Não há como medir se o planejamento estratégico tem sido realizado da maneira correta e conquistando os objetivos desejados, se não houver um acompanhamento das ações que estão sendo feitas.

Identificar os resultados e analisar os dados e informações é fundamental para ajustar possíveis erros e corrigir falhas, além de servir para observar e entender os gostos, interesses e comportamentos dos consumidores, bem como ajudar na tomada de decisão do lead.

E ainda, tem como objetivo auxiliar na segmentação de clientes e do conteúdo que é feito a fim de atrair e gerar identificação com o público. Por isso, não deixe de acompanhar essas métricas:

  • Taxa de conversão

Esse dado é importante porque por meio dele é possível analisar se é necessário algum tipo de mudança nas campanhas, nos anúncios ou no site que ajudem a aumentar o número de visitantes na loja e com isso, as vendas.

Esse índice, é baseado em um cálculo simples:
(Número de visitantes que fazem uma ação / número de visitantes) x 100

Se essa taxa se mostrar abaixo, é preciso buscar formas para que as visitas no site consigam ser convertidas em mais vendas.

Para isso, é preciso entender quais os possíveis problemas, podendo ser a falta de mais opções para pagamento, as imagens dos produtos que são pouco atrativas, a usabilidade do próprio site e outros diversos motivos.

  • Tráfego da loja

Calcular o número de visitas no site é fundamental para conseguir entender como é o fluxo de clientes e onde há as maiores oportunidades para vendas, assim como quais seriam as maiores dificuldades também.

Para acompanhar esses dados, algumas ferramentas são importantes, como o Google Analytics que consegue mostrar uma relação dessas visitas mês a mês.

  • Ticket médio

Esse indicador se refere a quanto o cliente costuma gastar, em média, dentro do seu site. O que serve para entender de quantos clientes o seu e-commerce necessita para atingir sua meta, além de ajudar a criar estratégias que façam o consumidor gastar bem mais na sua loja.

Conclusão

Enfim, analisar as principais métricas do seu e-commerce é fundamental para que consiga traçar novas estratégias e entender o que tem funcionado ou não em seu negócio. Esses indicadores servirão como base para transformar e melhorar o desempenho dos seus resultados.

Leia também, 4 tecnologias para te ajudar a vender mais.

RESUMINDO

leia também

junho 23, 2022
Branding como estratégia de venda

Branding como estratégia de venda

Branding como estratégia de venda   Branding é a gestão de marca que todo negócio […]
junho 21, 2022
Cold Calls

Entenda como implementar um Cold Calls de sucesso

Entenda como implementar um Cold Calls de sucesso   Quando se fala em cold call, […]
junho 16, 2022
Gestão de crise

Gestão de crise: o que é e como organizar

Gestão de crise: o que é e como organizar   Todas empresas estão sujeitas a […]
junho 14, 2022
soluções Nova Vida TI

4 benefícios exclusivos ao contar com as soluções Nova Vida TI

4 benefícios exclusivos ao contar com as soluções Nova Vida TI   A importância de […]