Vender é um desafio comum a todo tipo de empresa. Dependendo de mercado, público e as próprias soluções oferecidas, essa operação fica mais ou menos complexa. Todo o trabalho de vendas exige organização, planejamento, boa comunicação, resiliência e empatia. Atualmente, considerando conhecimentos e ferramentas amplamente disponíveis para as empresas, se fala muito em inteligência de vendas.
De fato, esse conjunto de competências e técnicas de vendas é muito eficiente para dar mais suporte ao seu time comercial e também aumentar os resultados em todas etapas do processo de vendas.
Valorizar e priorizar ações estratégicas em seu processo de vendas é o melhor caminho para observar melhoras e mais efetividade em todo o trabalho dos vendedores. Continue acompanhando os próximos tópicos para descobrir o que é a inteligência de vendas e seus principais diferenciais.
Podemos dizer que a inteligência de vendas é um conjunto de melhores práticas e técnicas eficientes para otimizar um processo de vendas, com ótimos resultados principalmente em vendas B2B e nas chamadas vendas complexas.
O principal ponto que diferencia um processo de vendas inteligente é o planejamento. Já nos primeiros passos é preciso conhecer e organizar todas as etapas do processo de vendas, considerando ainda público-alvo, ofertas, mercado, metas e outras características que delineiam o trabalho dos vendedores.
Em seguida, outro ponto que diferencia um processo com inteligência de vendas é a aplicação da tecnologia e dos dados para agilizar tarefas, aumentar a produtividade, monitorar oportunidades, analisar o mercado e assim em diante.
Inteligência de vendas é planejamento estratégico e adoção de ferramentas adequadas para dar mais suporte aos seus objetivos e demandas.
Assim, ao investir de forma inteligente em estratégias completas, capacitação de equipe e adoção de diversas ferramentas digitais e os dados para apoiar todo o trabalho de equipes de marketing e vendas, é possível colher muitos benefícios para toda a empresa, incluindo:
Mas isso, claramente, não ocorre de imediato. Tudo depende de adoção de ferramentas e processos mais eficientes, de investimento em plataformas de dados seguras e também no treinamento e alinhamento de toda a equipe.
Bem, para tornar as suas vendas mais inteligentes é preciso começar com uma avaliação do que é feito atualmente e sobre o ponto em que vocês querem chegar. Implementar qualquer novo processo ou estratégia em uma empresa exige pesquisa, planejamento e alinhamento.
Comece alinhando o planejamento de vendas mais assertivo e então busque por ferramentas de inteligência de mercado que vão apoiar planejamento, operação e monitoramento de resultados! Aproveite e conheça exemplos de plataformas de inteligência de mercado para incluir em sua empresa.
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