O que é Inteligência de Vendas?

 

Vender é um desafio comum a todo tipo de empresa. Dependendo de mercado, público e as próprias soluções oferecidas, essa operação fica mais ou menos complexa. Todo o trabalho de vendas exige organização, planejamento, boa comunicação, resiliência e empatia. Atualmente, considerando conhecimentos e ferramentas amplamente disponíveis para as empresas, se fala muito em inteligência de vendas.

De fato, esse conjunto de competências e técnicas de vendas é muito eficiente para dar mais suporte ao seu time comercial e também aumentar os resultados em todas etapas do processo de vendas.

Valorizar e priorizar ações estratégicas em seu processo de vendas é o melhor caminho para observar melhoras e mais efetividade em todo o trabalho dos vendedores. Continue acompanhando os próximos tópicos para descobrir o que é a inteligência de vendas e seus principais diferenciais.

O que é Inteligência de Vendas?

Podemos dizer que a inteligência de vendas é um conjunto de melhores práticas e técnicas eficientes para otimizar um processo de vendas, com ótimos resultados principalmente em vendas B2B e nas chamadas vendas complexas.

O principal ponto que diferencia um processo de vendas inteligente é o planejamento. Já nos primeiros passos é preciso conhecer e organizar todas as etapas do processo de vendas, considerando ainda público-alvo, ofertas, mercado, metas e outras características que delineiam o trabalho dos vendedores.

Em seguida, outro ponto que diferencia um processo com inteligência de vendas é a aplicação da tecnologia e dos dados para agilizar tarefas, aumentar a produtividade, monitorar oportunidades, analisar o mercado e assim em diante.

Inteligência de vendas é planejamento estratégico e adoção de ferramentas adequadas para dar mais suporte aos seus objetivos e demandas.

Principais benefícios

Assim, ao investir de forma inteligente em estratégias completas, capacitação de equipe e adoção de diversas ferramentas digitais e os dados para apoiar todo o trabalho de equipes de marketing e vendas, é possível colher muitos benefícios para toda a empresa, incluindo:

  • Melhor alinhamento de equipes (marketing, vendas, atendimento, etc);
  • Redução de custos em processos ineficazes;
  • Otimização de tempo;
  • Maior disponibilidade de dados e métricas de vendas;
  • Redução no tempo do ciclo de venda;
  • Redução no Custo de Aquisição de Cliente (CAC);
  • Melhor relacionamento com prospects e clientes;
  • Aumento do ticket médio e do LTV (Lifetime Value);
  • Implementação de fluxos automatizados;
  • Melhora no faturamento e no ROI.

Mas isso, claramente, não ocorre de imediato. Tudo depende de adoção de ferramentas e processos mais eficientes, de investimento em plataformas de dados seguras e também no treinamento e alinhamento de toda a equipe.

Implementando a Inteligência de Vendas

Bem, para tornar as suas vendas mais inteligentes é preciso começar com uma avaliação do que é feito atualmente e sobre o ponto em que vocês querem chegar. Implementar qualquer novo processo ou estratégia em uma empresa exige pesquisa, planejamento e alinhamento.

Comece alinhando o planejamento de vendas mais assertivo e então busque por ferramentas de inteligência de mercado que vão apoiar planejamento, operação e monitoramento de resultados! Aproveite e conheça exemplos de plataformas de inteligência de mercado para incluir em sua empresa.

RESUMINDO

Vender é um desafio comum a todo tipo de empresa. Dependendo de mercado, público e as próprias soluções oferecidas, essa operação fica mais ou menos complexa. Todo o trabalho de vendas exige organização, planejamento, boa comunicação, resiliência e empatia. Atualmente, considerando conhecimentos e ferramentas amplamente disponíveis para as empresas, se fala muito em inteligência de vendas.

leia também

maio 19, 2022
retenção de talentos

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa   No ambiente empresarial, o sucesso de […]
maio 17, 2022
Data Driven

Data Driven: quais ferramentas utilizar?

Data Driven: quais ferramentas utilizar?   A tomada de decisão com base em dados consegue […]
maio 12, 2022
Cultura Data Driven

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa   Se orientar com base […]
maio 10, 2022
comportamento do novo consumidor

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa   Os tempos […]