Ponto de Venda vs. vendas online: o que analisar?

 

O mercado mudou bastante e a maneira de consumir acompanhou os avanços e modernidades das novas tecnologias. Mas é inegável que os negócios continuam a crescer independentemente de sua forma física ou online.

Porém, é válido frisar que há sempre as vantagens e desvantagens de cada modalidade de negócio e diversos desafios.

Em relação ao ponto de venda e venda online é fundamental analisar suas particularidades para conseguir, a partir disso, elaborar estratégias interessantes e que sirvam para potencializar seus resultados, aumentar seu faturamento e fortalecer sua marca.

Veja a seguir os pontos principais que devem ser analisados!

Loja física

Considerando a localização do seu negócio é interessante analisar o quanto mais próximo você consegue estar do seu público alvo. Dependendo da região onde está localizado seu ponto de venda é possível conquistar até mesmo potenciais clientes que nem tinham conhecimento da sua loja, mas que passaram pela região e tomaram conhecimento.

Assim como considerações em relação ao atendimento dos vendedores e a toda a experiência que o cliente vivenciará a partir da entrada e do primeiro contato com a loja. Bem como o sentimento de segurança em relação aos produtos ou serviços, no qual ele terá a oportunidade de observar de perto.

Além da facilidade de não se preocupar com pagamento de fretes ou atrasos na entrega e com a possibilidade de troca, de maneira facilitada.

Loja virtual

Falar em mercado em expansão é, sem dúvida alguma, mencionar os e-commerces que ganharam força e novos empreendedores nos últimos anos. E, por isso, analisar como funciona a criação de uma loja online é essencial para conseguir obter o êxito desejado nesse mercado.
Considerando características como facilidade de navegação e se o site é responsivo, consumidores no digital buscam por agilidade e rapidez no momento de compra, o que não pode acontecer é a experiência de navegação ser comprometida com recursos que não funcionam adequadamente.

É preciso analisar também a maior variedade de produtos e o conforto que esse tipo de vendas oferece. Sem contar no baixo custo de investimento necessário inicialmente e no alcance, podendo atingir públicos em localidades diversas.

E ainda na disponibilidade de diferentes formas de pagamento!

Mas independentemente do formato de venda física ou virtual é imprescindível aliar as estratégias de vendas com o marketing digital para conseguir melhores resultados e garantir o sucesso do negócio.

Mas, afinal, qual escolher?

Em vez de considerar manter apenas uma, observe e opte por escolher utilizar os dois meios. Se já tiver um ponto de venda, alie suas estratégias incluindo um ponto de venda online.

Incluir em seu planejamento estratégico ações que contemplem o uso das redes sociais é garantir uma maior interação com seus consumidores e promover uma comunicação mais aberta, direta e assertiva.

Entenda as vantagens dessa escolha, lendo também Por que alinhar marketing e vendas?

Ficou alguma dúvida? Compartilhe com a gente nos comentários.

RESUMINDO

O mercado mudou bastante e a maneira de consumir acompanhou os avanços e modernidades das novas tecnologias. Mas é inegável que os negócios continuam a crescer independentemente de sua forma física ou online.

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