Metodologias Ágeis: quais são e para que servem?

 

Dentro de um gerenciamento de projetos, algo comum na rotina de qualquer empresa, é importante conseguir otimizar o tempo e automatizar certos processos para que as entregas consigam ser rápidas e ainda manter a eficácia e qualidade esperada.

Foi nesse contexto que surgiram as metodologias ágeis, uma verdadeira revolução para os modelos de negócios já defasados e uma grande ajuda ao proporcionar uma evolução no dia a dia das empresas. Baseado nisso, torna-se essencial conhecer mais sobre as metodologias ágeis e para que servem. Siga com a leitura e aproveite!

O que são metodologias ágeis?

Com o objetivo de fugir de processos demorados e burocráticos demais na indústria de Tecnologia da Informação, os métodos ágeis surgiram como uma saída para conseguir planejar cada etapa do processo e entregar um produto de qualidade com rapidez e maior eficiência, atendendo aos objetivos definidos no planejamento.

Dessa maneira, houve a criação do manifesto ágil em meados dos anos 90, a princípio visualizando atender as necessidades e demandas apenas do setor de desenvolvimento de software, mas hoje já cobrindo diversos setores de uma empresa e promovendo maior agilidade em seus projetos.

Quais as principais metodologias ágeis?

Alguns métodos ágeis mais populares são: Scrum, Kanban e Lean. A técnica utilizada na metodologia do Scrum, é perfeita para o gerenciamento de projetos mais complexos que necessitam de maior atenção e dedicação garantindo a excelência em suas entregas.

Dividindo o projeto em pequenos sprints que podem durar entre 2 a 4 semanas, no máximo, e ainda realizando reuniões de 15 minutos diariamente para a atualização do status do projeto.

No método Kanban, a proposta é bastante simples e funcional, tudo porque ela permite que o desenvolvimento do projeto esteja visualmente acessível e torne a execução mais facilitada.

Separando cada etapa do projeto em 3 fases: a fazer; fazendo e feito. Dessa forma pode-se acompanhar o andamento do projeto e tornar as ações mais automatizadas.

Com o Lean, em que um dos seus princípios é eliminar o desperdício, a agilidade nos processos surge da prática de “enxugar” cada etapa e torná-la mais assertiva, prática e eficiente. Ou seja, otimizando o tempo e diminuindo possíveis obstáculos.

Qual o propósito em adotar metodologias ágeis?

O manifesto ágil não só beneficiou as empresas do setor de TI como revolucionou toda a estrutura das organizações. Seu propósito é bastante promissor quando consegue acelerar de maneira eficiente a entrega de projetos e propor uma comunicação interna e externa mais aberta e assertiva.

A metodologia ágil é importante para conquistar diversos benefícios em prol de mais agilidade e eficiência. Ela serve justamente para alinhar expectativas e definir objetivos e metas entre os profissionais responsáveis por cada tarefa, permitindo ainda, uma maior economia de tempo e recursos, proporcionando uma maior assertividade na execução das tarefas e com isso, garantindo a satisfação do cliente.

Gostou do conteúdo? O foco principal é sempre conseguir oferecer entregas de qualidade para os clientes da forma mais rápida e eficaz possível. Assine nossa newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos!

RESUMINDO

Dentro de um gerenciamento de projetos, algo comum na rotina de qualquer empresa, é importante conseguir otimizar o tempo e automatizar certos processos para que as entregas consigam ser rápidas e ainda manter a eficácia e qualidade esperada.

leia também

maio 19, 2022
retenção de talentos

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa   No ambiente empresarial, o sucesso de […]
maio 17, 2022
Data Driven

Data Driven: quais ferramentas utilizar?

Data Driven: quais ferramentas utilizar?   A tomada de decisão com base em dados consegue […]
maio 12, 2022
Cultura Data Driven

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa   Se orientar com base […]
maio 10, 2022
comportamento do novo consumidor

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa   Os tempos […]