Independentemente do segmento ou tamanho da empresa, utilizar a técnica de rapport para potencializar seus resultados e agregar valor a sua marca, é algo que precisa ser investido e adotado dentro do seu plano de negócio.

A técnica é uma arma poderosa para criar relação com os clientes e aproximá-los, gerando uma forte conexão baseada na empatia, o que é extremamente útil para criar relações duradouras e ajudar a criar autoridade em seu nicho de atuação.

E é exatamente sobre isso que nós vamos falar no post de hoje, aplicando a técnica de rapport no seu negócio e melhorando ainda mais os resultados nas vendas. Siga com a leitura e aproveite!

Afinal, o que é Rapport?

A palavra vem do francês e quer dizer: trazer de volta. Um conceito criado para gerar aproximação com outra pessoa, algo como uma conexão mais próxima com o prospect, por exemplo.

A técnica de rapport ajuda o profissional de vendas a criar e gerar empatia com o seu potencial cliente. O lead passa a ser muito mais receptivo com a abordagem e um relacionamento positivo se inicia.

A importância do rapport nas vendas

Esse processo de rapport, que surgiu na psicologia, é importante para o setor comercial de uma empresa justamente por se tratar de ações que tornam a aproximação e identificação do cliente ainda mais assertiva e precisa, já que construir essas relações é fundamental para conseguir espaço com o cliente, ajudando a gerar impacto positivo sobre o lead, estabelecendo um contato mais íntimo e direto.

Além disso, a técnica torna o processo de fechamento de vendas muito mais bem sucedido, tendo em vista que é possível estreitar a relação e conduzir o prospect em toda a jornada de compra levando-o a fechar negócio.

Técnicas para desenvolver o rapport

Algumas importantes e fundamentais atitudes para estabelecer o rapport ao seu negócio de forma efetiva é dando início a técnica na estrutura do planejamento de vendas. Como? Primeiro identifique o lead e sua principal dor para que a partir disso, você consiga estabelecer uma conversa mais assertiva e pontual, direcionada para atender suas demandas com base nas informações que conseguiu reunir, criando um pitch personalizado e mais convincente.

Em seguida, aplique a técnica do espelhamento que consiste em reproduzir os movimentos e a linguagem corporal de seu lead. Mas lembre-se essa técnica nada tem a ver com imitar de uma forma falsa e superficial, mas sim em se adequar e ir no mesmo ritmo, ou seja, se o prospect fala em uma determinada velocidade tente o acompanhar com o mesmo tom de voz, por exemplo.

Sem nunca se distanciar do seu interlocutor e demonstrar interesse no que ele diz, prestando assim uma escuta ativa. O que irá ajudar na interação com o lead e criação de conexão, tornando o processo de negociação muito mais pessoal, assertivo e convincente.

Agora, para aplicar a técnica no seu processo de vendas, é importante preparar sua equipe e capacitar seus profissionais para que estejam alinhados com o propósito da empresa e consigam alcançar os objetivos estabelecidos no planejamento de forma muito mais segura e rápida.

Gostou do conteúdo? Para ter acesso a mais conteúdos como esse, assine nossa newsletter!

RESUMINDO

Independentemente do segmento ou tamanho da empresa, utilizar a técnica de rapport para potencializar seus resultados e agregar valor a sua marca.

leia também

agosto 10, 2022
matriz de objeções

Matriz de objeções: o que é e qual sua importância?

Matriz de objeções: o que é e qual sua importância? Estar preparado para fechar negócio […]
agosto 4, 2022
métricas

Principais métricas de marketing digital!

Para que consiga fazer sucesso com o marketing digital, é preciso se atentar a diversos […]
julho 29, 2022

Aprenda a fazer uma prospecção B2B de sucesso!

A sua empresa trabalha com o modelo de negócio B2B, isto é, vende para outras […]
julho 27, 2022
transformar leads em clientes

Transforme os seus leads em clientes!

Transforme os seus leads em clientes!   Conseguir converter o lead em um cliente é […]