Você sabia que antes do cliente realizar uma compra, ele passa por diferentes etapas? É isso mesmo! E, cabe a sua organização o direcionar durante toda a trajetória para que consiga conquistar cada vez mais clientes.

Sendo assim, uma das metodologias que simplifica esses estágios que o consumidor percorre é a AIDA, sigla para atenção, interesse, desejo e ação respectivamente.

Portanto, para que consiga entender melhor o que é essa estratégia e como colocá-la em prática na sua companhia, basta continuar a leitura deste artigo!

O que é AIDA?

Basicamente, trata-se de uma metodologia que mostra como uma organização deve guiar os clientes para que eles tomem a decisão final, que é a ação desejada pela empresa.

Para que consiga entender melhor, explicaremos a seguir mais sobre cada uma das etapas e como usá-las. Veja!

  • Atenção

Esse é o primeiro estágio que o consumidor passa. Portanto, é o momento que você deve ser atrativo para que ele passe a enxergar a sua empresa e descubra valor nos seus serviços e/ou produtos.

Um erro muito comum das organizações é ser insistente nesse processo. Porém, isso não deve acontecer. Portanto, use a criatividade para atrair de forma espontânea.

É muito importante que estude a sua persona para que consiga chamar a atenção. Pois, de acordo com suas características, poderá criar conteúdos que sejam interessantes para a audiência que deseja atingir.

  • Interesse

Depois de fazer com que ele veja a sua organização, é preciso reter a atenção para que ele continue com a sua empresa até que passe a mensagem que deseja.

Para que consiga fazer essa ação, crie conteúdos que vão de encontro com os problemas da sua persona. Pois, por se identificar com o conteúdo e tentar resolver o gargalo, ela continuará com o processo.

É comum que muitas empresas usem o título para chamar a atenção. Sendo assim, ao longo do conteúdo entregam o que foi citado, despertando ainda mais o interesse do público.

  • Desejo

Por que a sua empresa é a melhor? É neste momento que você deve descrever todas as qualidades para a sua persona. Infelizmente, apenas o interesse não é o suficiente para que ela tome a decisão final. Portanto, é preciso despertar o desejo também.

Nesse estágio, o possível cliente já entende o problema, a solução e, além disso, reconhece a sua companhia como uma das respostas para o gargalo que ele apresenta. Sendo assim, é a hora de provar que você é a escolha ideal.

Algumas ações que podem contribuir nessa trajetória são: apresentar os benefícios, mostrar depoimentos de clientes e cases de sucesso — tudo isso para gerar mais confiança para a audiência.

  • Ação

Chegando a etapa final, a grande função da sua empresa é facilitar que a pessoa realize a ação, que não necessariamente está relacionada com a compra.

Por exemplo, dependendo dos objetivos da empresa, a ação final pode ser baixar um e-book, se inscrever em uma Newsletter, clicar em outro artigo, etc.

Nessa etapa, basta mostrar à audiência o próximo passo a ser feito. Portanto, seja claro!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Agora aproveite para colocar essa estratégia em ação. Ah, e caso queira entender mais sobre o processo que os clientes percorrem, também aprenda sobre o funil de vendas!

RESUMINDO

Você sabia que antes do cliente realizar uma compra, ele passa por diferentes etapas? É isso mesmo! E, cabe a sua organização o direcionar durante toda a trajetória para que consiga conquistar cada vez mais clientes.

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