Governança de dados: o que é e sua importância

Com a transformação digital, a produção de dados está se tornando cada vez maior. Sendo assim, é preciso que as empresas saibam tratar essas informações de maneira adequada para evitar problemas, como o vazamento de dados de clientes.

E, nesse sentido, surgiu a governança dos dados, que trata-se de um conjunto de princípios que gerencia essas informações desde a aquisição até o descarte.

Se a sua empresa ainda não se preocupa com essa situação, deve mudar esse pensamento imediatamente. Pois gerenciar os dados de uma organização se tornou peça fundamental para o sucesso. Portanto, se quer saber mais sobre o assunto, como o seu conceito e benefícios, continue a leitura!

O que é governança de dados?

Basicamente, a governança de dados é um conjunto de processos, funções, padrões, etc, que buscam garantir a eficiência no uso de dados, isto é, que eles sejam tratados com total segurança e que gerem informações importantes para que ajudem as empresas a alcançarem as suas metas.

Esse conjunto de regras é responsável por definir cada detalhe para que os dados sejam aproveitados da melhor forma possível. Entre suas funções, está a definição de quem poderá tratar cada informação em determinada situação, os métodos utilizados e muito mais.

E, contar com essa estratégia nas empresas se tornou ainda mais imprescindível nos dias de hoje. Isso porque, com o avanço do digital, estão surgindo novas leis e regulamentos relacionados com a proteção de dados. Portanto, estar atento a esses fatores é essencial para garantir que a sua empresa esteja cumprindo todas as normas estabelecidas por lei.

Importância da governança dos dados

Agora que aprendeu mais sobre o conceito de governança de dados, você sabe o porquê de aplicá-la a sua empresa? A seguir, selecionamos os principais motivos. Veja!

  • Decisões mais assertivas

Com a governança de dados, todos da sua empresa conseguirão ter as informações necessárias para que tomem as melhores decisões para o negócio.

Isso porque, por meio dos dados, é possível alcançar e atender melhor os clientes, projetar, otimizar produtos e muito mais.

  • Cumprimento das leis

Com um regulamento cada vez mais complexo, as empresas precisam contar com as práticas de governança de dados para garantir que todas as ações sejam realizadas da forma correta.

  • Mais segurança

Por cumprir todas as normas, tanto internas quanto externas, a sua empresa conseguirá passar mais segurança aos clientes e fornecedores, fazendo assim, com que eles se sintam confortáveis para fazer negócios, afinal, não terão problemas ao passar informações pessoais.

  • Redução riscos

Com uma governança eficiente, a sua organização conseguirá reduzir preocupações sobre a exposição de informações importantes a usuários que não tenham autorização prévia.

Conclusão

Sem dúvidas, saber como tratar os dados relacionados a sua empresa é essencial para garantir diversos benefícios, como a redução de erros e a criação de estratégias mais assertivas.

Sendo assim, nesse sentido, a governança de dados pode ser a solução ideal, pois ela conta com um conjunto de técnicas para que gerencie informações importantes desde a aquisição até o descarte.

Ah, e outra vantagem de contar com uma governança de dados eficiente, é que ela garantirá o cumprimento da LGPD. Para saber mais sobre a Lei, confira o conteúdo: LGPD e os princípios para o tratamento de dados pessoais.

RESUMINDO

Com a transformação digital, a produção de dados está se tornando cada vez maior. Sendo assim, é preciso que as empresas saibam tratar essas informações de maneira adequada para evitar problemas, como o vazamento de dados de clientes.

leia também

outubro 31, 2023
4 passos para fidelizar clientes

4 passos para fidelizar clientes

Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a […]
outubro 26, 2023
Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que […]
outubro 23, 2023
Análise de riscos: o que é e sua importância!

Análise de riscos: o que é e sua importância!

Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de […]
outubro 19, 2023
Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado […]