Previsão de vendas: o que é e qual sua importância

Já ouviu falar sobre previsão de vendas? Sendo essencial para manter o controle e obter maior direcionamento onde a sua empresa se encontra e onde deseja chegar em relação às vendas, este processo deve ser colocado em prática por qualquer negócio que possua o objetivo de crescer com segurança, ganhando mais visibilidade e credibilidade à medida que os objetivos são alcançados.

Continue a leitura e confira mais detalhes sobre o que é a previsão de vendas e qual a sua importância para a equipe comercial de uma empresa. Aproveite a leitura!

O que é previsão de vendas?

Também conhecida como forecast de vendas ou projeção de vendas, é uma estratégia que, basicamente, tem como principal objetivo trazer as estimativas de possíveis vendas que poderão ser fechadas pela empresa em um determinado período.

Assim, fica mais fácil visualizar as projeções de vendas e também o faturamento que poderá ser alcançado, mas claro que levando em consideração diversos fatores internos e externos, como o valor investido para o marketing, a época do ano que será realizado, bem como o histórico de vendas do negócio. Tudo para que se chegue a uma previsão de vendas realística e baseada em dados, garantindo insights valiosos para as estratégias que serão utilizadas a fim de alcançar o objetivo de negócio.


Conheça os benefícios de fazer a previsão de vendas

Trazendo diversas vantagens, a implementação de um forecast de vendas proporciona o direcionamento das metas e melhora a performance não só da equipe comercial como também dos demais setores da organização. Confira abaixo outros benefícios que seu negócio poderá obter ao contar com uma projeção de vendas:

  • Possibilita gerar expectativas corretas sobre o faturamento esperado;
  • Auxilia a otimizar processos, observar possíveis melhorias e direcionar investimentos para estratégias que estão dando resultado;
  • Ajuda a empresa a conhecer melhor o seu público-alvo e direcionar uma abordagem de vendas mais assertiva;
  • Permite olhar para o mercado e entender as variações de crescimento do seu negócio em relação à concorrência.

Como colocar a previsão de vendas em prática?

Agora que você já entendeu o que é e qual a importância da previsão de vendas, confira algumas dicas para implementá-la em seu negócio.

Levantamento de informações é essencial

Histórico de vendas, olhar para o funil de vendas e fazer benchmarking são algumas das diversas formas de obter informações concretas para construir o seu forecast de vendas.

Analise os dados

Após reunir as informações, é hora de retirar os insights valiosos para fortalecer o seu relatório de previsão de vendas. Alguns dados como ticket médio, taxa de conversão e o tempo médio que seus clientes levam para fechar uma venda devem ser levados em consideração neste momento.

Mãos na massa. Hora de elaborar a previsão de vendas

Utilizando planilhas ou qualquer outro tipo de ferramenta que sua equipe comercial já esteja acostumada para obter o controle do setor, como o CRM por exemplo,  é possível indicar os dados que foram analisados e unir em um só lugar o andamento das negociações, quantidade de novos cliente, as expectativas de fechamento de contrato e qualquer outra informação que seja relevante para que a equipe acompanhe em tempo real esse processo e adeque as estratégias quando necessário.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para estender seu conhecimento e leia sobre: “Implemente um CRM de sucesso”. Assim, fique por dentro de como esta plataforma pode te ajudar a coordenar ações práticas de vendas, marketing e relacionamento.

RESUMINDO

Também conhecida como forecast de vendas ou projeção de vendas, é uma estratégia que, basicamente, tem como principal objetivo trazer as estimativas de possíveis vendas que poderão ser fechadas pela empresa em um determinado período.

leia também

outubro 31, 2023
4 passos para fidelizar clientes

4 passos para fidelizar clientes

Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a […]
outubro 26, 2023
Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que […]
outubro 23, 2023
Análise de riscos: o que é e sua importância!

Análise de riscos: o que é e sua importância!

Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de […]
outubro 19, 2023
Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado […]