Mapeamento da concorrência: entenda mais sobre essa estratégia!

A cada dia que passa, os consumidores se tornam mais exigentes. Sendo assim, as empresas precisam encontrar mecanismos para se destacar em meio aos concorrentes a fim de que consigam atraí-los.

Tenha em mente que várias organizações disputam o mesmo consumidor. Portanto, é preciso criar estratégias para ganhar vantagem competitiva. Nesse sentido, o mapeamento da concorrência é uma boa opção.

Você já ouviu falar dessa estratégia? Caso não, basta continuar a leitura deste conteúdo que te explicaremos mais sobre o conceito, sua importância e muito mais. Confira a seguir!

O que é mapeamento de concorrência?

Basicamente, trata-se de uma estratégia em que o objetivo é, como o próprio nome sugere, fazer um mapeamento e analisar os concorrentes de uma determinada companhia.

Sem dúvidas, essa ação é muito importante para que uma empresa consiga identificar pontos de melhorias para o seu negócio. Afinal, é possível ver o que os concorrentes estão fazendo de positivo. Além disso, também é uma oportunidade para que verifique quais são os seus diferenciais, ou seja, aquilo que somente a sua organização oferece.

Portanto, se quer ter um destaque no mercado, saiba que aplicar essa estratégia é essencial. Sendo assim, comece a observar os seus concorrentes, isto é, a empresa e os produtos e serviços que eles oferecem.

No momento de fazer o mapeamento da concorrência é importante analisar diversos fatores, como autoridade da marca, qualidade do produto, preço e muito mais.

4 dicas para mapear os seus concorrentes

Depois de ver mais sobre o conceito e a importância de aplicar essa estratégia na sua organização, chegou o momento de aprender a colocá-la em prática, certo? Então, veja as dicas que selecionamos a seguir!

  • Defina os seus objetivos

Deseja encontrar quais são os pontos fracos dos seus produtos para conseguir melhorá-los? Quer ter o melhor preço do mercado? Ter os seus objetivos em mente é essencial para que possa nortear toda a estratégia. Afinal, é esse fator que irá fazer com que defina quais serão os dados coletados dos seus concorrentes.

Portanto, antes de começar as suas pesquisas, entenda quais informações serão importantes para as metas do seu negócio.

  • Escolha as informações a serem analisadas

Após identificar os objetivos da sua marca, análise quais informações precisarão ser coletadas. Para que tenha noção, algumas das possibilidades são: número de funcionários, faturamento, preço das soluções, diferenciais no mercado e estratégias de marketing.

Ter os dados que deseja recolher tornará o processo muito mais simples e assertivo. Portanto, escolha antes de iniciar as pesquisas.

  • Interpretação de dados

Depois de conseguir levantar todas as informações que necessita, chegou o momento de interpretá-las.

No momento de realizar a análise, é importante estar atento a alguns fatores para não acabar comprometendo o seu resultado. Por exemplo, nunca compare o faturamento do mês de Dezembro do seu concorrente com o seu mês de Maio, por exemplo. Pois, devido às datas comemorativas, Dezembro costuma ser um mês atípico em relação a quantidade de vendas.

  • Apresentação de dados

Por último, chegou o momento de anotar as informações relevantes que conseguiu coletar. Feito isso, basta apresentar a área responsável para que comecem a estudar como farão para criar um diferencial competitivo.

E aí, gostou do artigo? Esperamos que sim! Agora, aproveite para conferir mais conteúdos que contribuirão para o sucesso da sua empresa no nosso blog!

RESUMINDO

trata-se de uma estratégia em que o objetivo é, como o próprio nome sugere, fazer um mapeamento e analisar os concorrentes de uma determinada companhia.

leia também

outubro 31, 2023
4 passos para fidelizar clientes

4 passos para fidelizar clientes

Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a […]
outubro 26, 2023
Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que […]
outubro 23, 2023
Análise de riscos: o que é e sua importância!

Análise de riscos: o que é e sua importância!

Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de […]
outubro 19, 2023
Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado […]