Você já deve ter ouvido sobre os gatilhos mentais e como eles auxiliam a equipe comercial no momento de convencer possíveis clientes a fecharem a compra de um determinado produto ou serviço, não é mesmo? Porém, embora sejam uma ótima maneira de chamar a atenção do consumidor, é necessário bom senso na hora de utilizá-los a fim de não comprometer o diálogo, deixando-o pouco natural e distante do possível cliente.
Por isso, através do bom uso dos gatilhos mentais é possível conduzir o consumidor para tomar as decisões, mas sem deixar de lado a oportunidade de gerar uma conexão, mantendo-o interessado não somente no seu produto, como também na sua marca.
Mas você sabe quais são os mais utilizados para alavancar as vendas? Prossiga com a leitura deste conteúdo e fique por dentro!
O gatilho da escassez gira em torno da necessidade que o consumidor tem de não perder algo. Seja uma promoção, um cupom, um produto com quantidade limitada, etc. Chamadas como “só restam 3 vagas”, “apenas 20 unidades disponíveis” são alguns exemplos desse gatilho.
Através dele, o consumidor entende que se não realizar determinada ação naquele momento, ele poderá perder a oportunidade. Por isso, se torna uma excelente opção de estratégia para dar uma animada nos clientes em potencial. Porém, lembre-se de utilizar este gatilho com sabedoria. Afinal, o uso em excesso faz com que os consumidores tenham uma percepção de valor distorcida do seu negócio, o que pode acabar comprometendo a credibilidade da marca.
Empresas que possuem completo conhecimento e demonstram que entendem do produto ou serviço que oferecem, com certeza, ganham pontos com os consumidores. Ao expor o conhecimento, experiência e resultados do seu negócio você demonstra aos consumidores o quão especialista você é na área em que atua, alavancando as chances de fechar mais vendas.
Este gatilho se refere à como sua marca se envolve com os clientes em potencial. Fornecer material gratuito, uma amostra do produto ou um trial de 7 dias gratuito para experimentar um determinado software são algumas formas de utilizar o gatilho da reciprocidade a seu favor, fazendo com que o consumidor veja o seu produto ou serviço em ação, aprimorando as chances de fechar negócio.
Ao mostrar ao possível cliente que seu produto ou serviço é ideal para solucionar o problema que ele possui você estará utilizando o gatilho mental da dor. Aqui é importante que o vendedor tenha completo entendimento do produto que é oferecido para saber expor não somente os benefícios, como também explicar ao consumidor como este produto pode resolver o problema em questão.
Existem muitos outros gatilhos mentais que podem ser colocados em prática no momento de conquistar o possível cliente. Para se aprofundar mais neste assunto e continuar lendo sobre eles, recomendamos o seguinte artigo: “Gatilhos mentais como técnica de venda”.
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