Conheça os principais gatilhos mentais para alavancar as vendas

 

Você já deve ter ouvido sobre os gatilhos mentais e como eles auxiliam a equipe comercial no momento de convencer possíveis clientes a fecharem a compra de um determinado produto ou serviço, não é mesmo? Porém, embora sejam uma ótima maneira de chamar a atenção do consumidor, é necessário bom senso na hora de utilizá-los a fim de não comprometer o diálogo, deixando-o pouco natural e distante do possível cliente.

 

Por isso, através do bom uso dos gatilhos mentais é possível conduzir o consumidor para tomar as decisões, mas sem deixar de lado a oportunidade de gerar uma conexão, mantendo-o interessado não somente no seu produto, como também na sua marca.  

 

Mas você sabe quais são os mais utilizados para alavancar as vendas? Prossiga com a leitura deste conteúdo e fique por dentro! 

 

Gatilho da escassez

 

O gatilho da escassez gira em torno da necessidade que o consumidor tem de não perder algo. Seja uma promoção, um cupom, um produto com quantidade limitada, etc. Chamadas como “só restam 3 vagas”, “apenas 20 unidades disponíveis” são alguns exemplos desse gatilho. 

 

Através dele, o consumidor entende que se não realizar determinada ação naquele momento, ele poderá perder a oportunidade. Por isso, se torna uma excelente opção de estratégia para dar uma animada nos clientes em potencial. Porém, lembre-se de utilizar este gatilho com sabedoria. Afinal, o uso em excesso faz com que os consumidores tenham uma percepção de valor distorcida do seu negócio, o que pode acabar comprometendo a credibilidade da marca. 

 

Gatilho da autoridade

 

Empresas que possuem completo conhecimento e demonstram que entendem do produto ou serviço que oferecem, com certeza, ganham pontos com os consumidores. Ao expor o conhecimento, experiência e resultados do seu negócio você demonstra aos consumidores o quão especialista você é na área em que atua, alavancando as chances de fechar mais vendas. 

 

Gatilho reciprocidade

 

Este gatilho se refere à como sua marca se envolve com os clientes em potencial. Fornecer material gratuito, uma amostra do produto ou um trial de 7 dias gratuito para experimentar um determinado software são algumas formas de utilizar o gatilho da reciprocidade a seu favor, fazendo com que o consumidor veja o seu produto ou serviço em ação, aprimorando as chances de fechar negócio.

 

Gatilho da dor

 

Ao mostrar ao possível cliente que seu produto ou serviço é ideal para solucionar o problema que ele possui você estará utilizando o gatilho mental da dor. Aqui é importante que o vendedor tenha completo entendimento do produto que é oferecido para saber expor não somente os benefícios, como também explicar ao consumidor como este produto pode resolver o problema em questão. 

 

Existem muitos outros gatilhos mentais que podem ser colocados em prática no momento de conquistar o possível cliente. Para se aprofundar mais neste assunto e continuar lendo sobre eles, recomendamos o seguinte artigo: “Gatilhos mentais como técnica de venda”.

RESUMINDO

leia também

outubro 31, 2023
4 passos para fidelizar clientes

4 passos para fidelizar clientes

Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a […]
outubro 26, 2023
Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que […]
outubro 23, 2023
Análise de riscos: o que é e sua importância!

Análise de riscos: o que é e sua importância!

Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de […]
outubro 19, 2023
Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado […]