Em um cenário em que as empresas estão focadas cada vez mais na experiência do consumidor para ganhar destaque e ter sucesso no mercado, o conhecimento sobre o público se tornou fundamental para qualquer estratégia de marketing.
Nesse sentido, uma das ações que devem ser realizadas é a definição de uma persona, isto é, uma representação semi fictícia de cliente ideal para a empresa, considerando comportamentos, questões demográficas, etc.
Sem dúvidas, ter esse perfil em mente é primordial para que crie estratégias mais assertivas e que sejam capazes de converter as oportunidades em consumidores da marca. Para que consiga entender ainda mais sobre as vantagens dessa ação, continue com a leitura do conteúdo!
Por que definir uma persona?
A seguir, selecionamos algumas das principais vantagens para definir uma persona para o seu negócio. Veja abaixo!
Permite a segmentação
Um dos pontos positivos é que, ao definir uma persona, o seu negócio poderá segmentar com mais precisão os leads encontrados. Afinal, ao invés de se dedicar igualmente a todas as oportunidades, poderão focar nas que possuem maior probabilidade de fechar negócio.
Sendo assim, saiba que com essa segmentação a sua empresa poderá desenvolver estratégias de marketing mais direcionadas, alcançando os possíveis clientes certos, com a mensagem certa e, o melhor, no momento certo.
Desenvolvimento de produtos mais assertivos
Outro benefício que essa ação proporciona é que ela permitirá que a sua organização crie produtos mais assertivos. Afinal, saberá exatamente das dores e necessidades do seu público, permitindo que crie soluções que vão de acordo com os problemas apresentados.
Entender a rotina e o comportamento do seu possível consumidor fará com que aprenda também qual espaço a sua empresa poderá ocupar na vida e no dia a dia dele. Por esse motivo, se ainda não estuda sobre sua persona, mude imediatamente!
Escolha eficiente de canais de comunicação
Ao saber a sua persona, você entenderá sobre seus comportamentos e hábitos. Como resultado dessa ação, saberá exatamente onde encontrar o público ideal.
Conseguir se comunicar diretamente com os possíveis consumidores é primordial para ter mais sucesso. Sendo assim, saberá em quais plataformas deverá se inserir para que consiga realizar essa ação.
Contribui para a criação de conteúdos
Com uma persona definida, saberá exatamente quais são seus desejos, dores e necessidades. Como resultado dessa ação, ficará muito mais fácil entender quais conteúdos serão atrativos para o público. Por exemplo, cada dúvida da persona poderá virar um material para a sua empresa.
Ajuda na definição da linguagem
A linguagem da empresa deve ser correspondente à sua persona, isto é, não adianta ter um tom de voz rebuscado e complexo caso esteja falando para jovens.
Pensando nisso, ter esse perfil de cliente ideal em mente fará com que saiba como agir da forma adequada para cativá-los.
E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que ele tenha sido útil para você. Agora, para continuar aprofundando seus conhecimentos no tema, faça a leitura do seguinte conteúdo: “Passo a passo para mapear a sua persona”.
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