Já ouviu falar no termo stakeholders? Se você é um empreendedor ou atua na linha de frente, em cargos de gestão de uma empresa, é essencial que aprenda esse conceito e a sua importância.

Em tradução livre para o português, essa palavra significa “público de interesse”. Com isso, como o próprio nome sugere, se refere a pessoas que estão interessadas nos resultados e processos da sua companhia. 

Quer entender melhor o conceito e, além disso, quais são os stakeholders da sua empresa? Então, continue com a leitura deste conteúdo, pois explicaremos mais detalhes adiante!

O que são stakeholders?

Em português, esse termo é conhecido como público de interesse ou partes interessadas. Criado pelo filósofo norte-americano Robert Edward Freeman, esse conceito diz respeito a todas as pessoas ou empresas que são impactadas pelas ações de uma organização.

Nesse sentido, sem o auxílio ou a parceria dessas partes, o negócio deixaria de existir. Sendo assim, existem dois diferentes tipos de stakeholders. Veja abaixo!

Stakeholders internos

Como o nome sugere, são aqueles que agem dentro do ambiente de uma organização. São eles:

  • Gestores;
  • Colaboradores;
  • Acionistas.

Stakeholders externos

Já os externos ficam fora no perímetro da empresa, porém, de alguma forma, contribuem para o sucesso da mesma. Veja alguns exemplos: 

  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Mídia;
  • Governo;
  • Sindicato.

A importância dos stakeholders 

Você já fez um mapeamento para entender quais são os stakeholders do seu negócio? Saiba que tê-los em mente é essencial. Afinal, todos eles podem impactar diretamente no seu negócio. Confira abaixo alguns dos benefícios de terem esse aspecto bem alinhado na sua organização!

Decisões mais assertivas 

Ao conhecer seus stakeholders, terá a oportunidade de desvendar seus desafios, necessidades, etc. Como resultado dessa ação, irá tomar decisões com base nessas informações, tornando o processo muito mais assertivo e eficiente.

Com essa atitude, poderá ter um perfeito equilíbrio para que consiga agradar todas as partes interessadas do seu negócio, sejam clientes, colaboradores, etc.

Redução de riscos 

Conhecendo todas as partes que envolvem seu negócio, as chances de riscos serão menores, pois poderá se antecipar a todos eles. Além disso, poderá se comunicar diretamente com os mesmos para criar soluções rápidas e que atendam às suas necessidades.

Melhora do relacionamento 

Ao ter em mente seus stakeholders, poderá criar ações para agradá-los, a fim de que estabeleçam um relacionamento cada vez melhor e duradouro.

Saiba que demonstrar a importância que essas partes têm para o seu negócio é essencial para que a parceria se torne mais forte, beneficiando ambos.

E aí, você já conhecia esses três benefícios? Lembrando que esses são apenas pequenos exemplos das vantagens que saber bem que são seus stakeholders irão trazer para a sua organização, ok?

Pensando nisso, se ainda não fez o mapeamento das suas partes interessadas, chegou o momento de mudar essa situação. Portanto, não perca tempo e coloque em prática!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim e que ele seja útil para o seu negócio. Agora, para ter acesso a mais artigos como esse, entre em nosso blog agora mesmo!

RESUMINDO

leia também

outubro 31, 2023
4 passos para fidelizar clientes

4 passos para fidelizar clientes

Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a […]
outubro 26, 2023
Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que […]
outubro 23, 2023
Análise de riscos: o que é e sua importância!

Análise de riscos: o que é e sua importância!

Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de […]
outubro 19, 2023
Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado […]