Big Data para empresas: onde e como usar?

 

Muito se fala em Big Data, e com razão. Vivemos hoje em ambientes e com tecnologias que fazem o monitoramento constante e a coleta de dados das mais diversas fontes, gerando bases de dados ricas para extrair informações de todos os tipos.

Além de ser uma questão tecnológica e também de segurança, considerando como os dados estão relacionados à privacidade pessoal e também de negociações privadas, o Big Data ainda é relevante como uma prática empresarial.

Preparamos este artigo para explicar, principalmente, em que setores aplicar e como utilizar Big Data para empresas. A seguir, começamos com uma breve introdução do tema para alinhar a importância dos dados para diversas estratégias de um negócio.

O que é Big Data?

A expressão em inglês não tem uma tradução específica, mas se refere sempre a um grande volume de dados. Estes são dados, estruturados ou não, captados constantemente por empresas e ferramentas digitais. Big Data é um conceito de Tecnologia da Informação (TI) que é caracterizado também pelos 3 Vs: volume, variedade e velocidade.

Quando as empresas têm presença e operações digitais, o Big Data já é uma realidade ao fazer a coleta e análise dos dados coletados através das mais diversas ferramentas. A principal aplicação dos dados é possível com sua transformação em informações, dando apoio na tomada de decisão e também em análises de resultados. Por essa característica, Big Data também é um elemento de Business Intelligence.

Como utilizar o Big Data para empresas

Para se destacar e se diferenciar no mercado, uma empresa precisa de inteligência. Informações obtidas através do Big Data validam estratégias e abordagens dos mais diversos departamentos, sendo um elemento que contribui para melhorias em métricas e objetivos do negócio. Na próxima lista, vamos conferir onde e como utilizar Big Data a favor de uma empresa.

  • Planejamento Estratégico

Uma empresa até pode improvisar, mas só sobrevive a partir de um bom planejamento. Ter estratégias de posicionamento, trabalho, operações, relacionamento e vendas, entre muitas outras devidamente alinhadas com o objetivo da empresa, é essencial para ter sucesso.

O planejamento estratégico pode cobrir a totalidade da empresa ou focar em setores específicos. O detalhamento é essencial, e aqui entra a utilização do volume e variedade de dados já obtidos. É através do Big Data que a empresa vai conhecer em mais detalhes o seu público, e não só os clientes e consumidores finais mas também stakeholders como fornecedores e investidores.

As informações também validarão se estratégias anteriores trouxeram resultados, além de apontar pontos de ajuste e melhoria. Quando existe o desejo de expandir mercados, os dados estruturados e organizados dão apoio para encontrar novos públicos e praças e também negócios relacionados.

  • Produtos e logística

As informações obtidas pelos seus sistemas de gestão também podem orientar o setor de produtos. Será possível verificar quais produtos são os mais buscados e aqueles menos populares, quais são as principais queixas sobre os produtos, que tipo de solução o cliente busca, etc. Isso ajuda até mesmo na elaboração e proposta de novas soluções e ofertas!

Na logística, dados sobre os fornecedores e sobre transporte e distribuição dos seus produtos podem ajudar na otimização destes processos e até a encurtar essas demandas sem perder a qualidade.

  • Marketing e vendas

Por fim, temos que destacar como os dados são aplicáveis nos processos de marketing e vendas. Com os dois cada vez mais digitalizados, a captação de dados é ainda maior e estes mesmos validam as estratégias utilizadas pelos departamentos. O marketing pode criar novas segmentações e investir em novas plataformas e canais de contato, enquanto os vendedores terão listas de leads mais qualificados para fechar uma compra.

Enfim, o Big Data é um método de trabalho que ainda está sendo adotado e atualizado, de forma que novas ferramentas e soluções empresariais surgem no mercado a todo tempo. Não deixe de conferir também as plataformas de inteligência de mercado para adotar em sua empresa.

RESUMINDO

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