O que é a Transformação Digital e o que ela pode mudar na sua empresa

 

O mercado muda constantemente e na era da hiperconectividade e do machine learning, a transformação digital se tornou uma necessidade latente para todas as empresas.

Considerando a cultura digital como uma demanda imediata, acelerada ainda mais pelo cenário de pandemia e distanciamento social, a maioria dos segmentos se vê diante ao desafio de reestruturar processos e elevar o nível de eficiência e produtividade de suas operações.

Nesse ponto, deve-se considerar a importância dos dados para orientar todos os processos de planejamento e implementação de uma cultura digital.

O que é transformação digital?

A transformação digital pode ser entendida como um conjunto de estratégias que tem por objetivo alinhar a performance de negócios ao contexto do mercado utilizando a tecnologia como principal instrumento.

Essa evolução envolve um esforço de planejamento e implementação em diferentes níveis do negócio, considerando a aplicação da tecnologia, para além da presença no ambiente digital, como centro, influenciando sobre a tomada de decisão. Na prática, isso significa que as mudanças são estruturais e passam por todos os procedimentos internos, em todas as áreas, setores e operações de uma empresa.

Benefícios

Tendo em vista os objetivos de aumento de produtividade, otimização de recursos e crescimento de vendas, comuns à maioria das empresas, a transformação digital contribui para potencializar resultados em diferentes áreas. Nesse ponto, empresas que investem em tecnologias para aperfeiçoar processos são beneficiadas com:

  • Redução de custos operacionais
  • Aumento do engajamento de clientes e colaboradores
  • Automatização de processos manuais
  • Segurança no tratamento de dados e informações
  • Maior competitividade no segmento de mercado

Entre outras vantagens que passam a impactar quando a cultura da empresa passa a ser voltada para o digital.

Onde aplicar

Considerando que esta pode ser uma mudança ou mesmo iniciativa inédita, o primeiro passo para aplicar a transformação digital é o mapeamento de todos os processos para identificar quais demandas e oportunidades de melhorias.

A exemplo das áreas de marketing, vendas e relacionamento com clientes, é essencial garantir canais de comunicação para cumprir metas e índices de qualidade que influenciam desde o reconhecimento da imagem, a abordagem personalizada ao público de potenciais clientes até o faturamento de uma empresa.

Neste caso, é importante garantir que, além da infraestrutura, outros pontos como a segurança de dados e o treinamento de equipes, por exemplo, sejam contemplados no planejamento estratégico e nas ações decorrentes.

Por onde começar?

Reconhecida as demandas internas, é importante entender que qualquer transformação estrutural impacta diretamente sobre a rotina dos envolvidos, líderes, gestores e colaboradores em geral. Aqui, vale ressaltar que são essas pessoas as responsáveis por operacionalizar tecnologias, ou seja, colocar em prática novos processos.

A área comercial responsável por lidar com um volume grande de dados, por exemplo, pode ser aprimorada com a automatização de pesquisas e prospecção de oportunidades para novos negócios, por meio de ferramentas para qualificação e gerenciamento de leads e clientes. Vale a pena, neste caso, saber como mensurar o seu mercado com as ferramentas certas.

RESUMINDO

O mercado muda constantemente e na era da hiperconectividade e do machine learning, a transformação digital se tornou uma necessidade latente para todas as empresas.

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