Como criar um dossiê detalhado contra riscos e fraudes na sua empresa

 

A melhor forma que as empresas podem se prevenir contra fraudes e todos os diversos tipos de riscos é através da prevenção. Ainda assim, é possível que algum ponto não monitorado resulte em crise, mesmo que de menor porte. Para prevenir, monitorar e também encontrar soluções rápidas contra os principais riscos e fraudes empresariais, os dossiês e relatórios são instrumentos simples para somar às rotinas do negócio.

De fato, ter um dossiê detalhado sobre operações da empresa e mais áreas específicas é uma atividade essencial para a gestão de riscos, baseando-se sempre em dados e evidências concretas. Estudos internos e a definição de um programa completo de monitoramento e mitigação de riscos são tarefas adequadas para atender as necessidades do negócio, e inclusive devem seguir um cronograma alinhado com todos planejamentos anuais, semestrais e afins.

Nos próximos tópicos, temos dicas e orientações sobre como criar dossiês contra riscos dentro de uma empresa. Confira!

Inteligência e estratégia

Para começar, precisamos reforçar como é importante ter uma estratégia de gestão de riscos. O dossiê é apenas um dos instrumentos para essa investigação interna, e é sempre interessante ter uma plataforma de inteligência de mercado para extrair dados e informações eficientes para seus objetivos e todas estratégias.

Inteligência de mercado é, inclusive, o principal meio de garantir mais assertividade em suas ações e também na tomada de decisões estratégicas.

Leia também:

Dados e informações para o dossiê

Esse documento não pode se basear em impressões individuais. Para fazer um retrato real do momento da empresa e os possíveis riscos em cena, somente os dados vão trazer informações verídicas e que podem ser comprovadas.

A ferramenta de inteligência de mercado é a primeira fonte para consulta, tanto com informações internas como do mercado em geral. Demonstrativos dos departamentos internos, assim como dados coletados por outras ferramentas utilizadas dentro da empresa, podem complementar o estudo e servir para o cruzamento de dados e verificação de qualquer desvio dentro dos resultados.

Ao criar o dossiê de riscos

Neste ponto, já é esperado que a equipe tenha toda a base de informações necessárias para montar esse documento. Então, o próximo passo é organizar esses pontos e caprichar na visualização e entendimento das informações, facilitando para que qualquer colaborador entenda o que o dossiê levantou e recomenda.

Para detalhar os riscos dentro da empresa, é interessante apontar sua origem, impactos, ações preventivas e sempre trazer todos dados analisados para cada ponto. Criar uma classificação desses riscos também ajuda a dar um senso de urgência e iniciar todas ações de reação, seja corrigindo e prevenindo o mesmo problema.

Assim como existem as ferramentas de inteligência de mercado que citamos acima, existem soluções adequadas para a gestão de riscos. Essas ferramentas contam configurações especiais para analisar dados de fontes diversas e automaticamente gerar relatórios e dossiês.

Nossa plataforma Gênesis é uma grande aliada para fundamentar a tomada de decisão agregando dados, análises e dossiês detalhados para diversas finalidades. Conheça o Gênesis e tudo o que podemos oferecer para o crescimento de sua empresa.

RESUMINDO

A melhor forma que as empresas podem se prevenir contra fraudes e todos os diversos tipos de riscos é através da prevenção.

leia também

agosto 4, 2021
Como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa   Sempre falamos em […]
julho 28, 2021
Práticas de Branding para alavancar os negócios

Boas práticas de Branding para alavancar os negócios

Boas práticas de Branding para alavancar os negócios   Os gestores mais atentos já sabem […]
julho 21, 2021
Estratégias para Inbound Marketing B2B

Estratégias para Inbound Marketing B2B

Estratégias para Inbound Marketing B2B   Alcançar novas oportunidades de negócios exige uma boa estratégia […]
julho 14, 2021
defesa do Consumidor e LGPD

Como a defesa do Consumidor e LGPD andam juntos?

Como a defesa do Consumidor e LGPD andam juntos?   A Lei Geral de Proteção […]