Como criar um dossiê detalhado contra riscos e fraudes na sua empresa

 

A melhor forma que as empresas podem se prevenir contra fraudes e todos os diversos tipos de riscos é através da prevenção. Ainda assim, é possível que algum ponto não monitorado resulte em crise, mesmo que de menor porte. Para prevenir, monitorar e também encontrar soluções rápidas contra os principais riscos e fraudes empresariais, os dossiês e relatórios são instrumentos simples para somar às rotinas do negócio.

De fato, ter um dossiê detalhado sobre operações da empresa e mais áreas específicas é uma atividade essencial para a gestão de riscos, baseando-se sempre em dados e evidências concretas. Estudos internos e a definição de um programa completo de monitoramento e mitigação de riscos são tarefas adequadas para atender as necessidades do negócio, e inclusive devem seguir um cronograma alinhado com todos planejamentos anuais, semestrais e afins.

Nos próximos tópicos, temos dicas e orientações sobre como criar dossiês contra riscos dentro de uma empresa. Confira!

Inteligência e estratégia

Para começar, precisamos reforçar como é importante ter uma estratégia de gestão de riscos. O dossiê é apenas um dos instrumentos para essa investigação interna, e é sempre interessante ter uma plataforma de inteligência de mercado para extrair dados e informações eficientes para seus objetivos e todas estratégias.

Inteligência de mercado é, inclusive, o principal meio de garantir mais assertividade em suas ações e também na tomada de decisões estratégicas.

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Dados e informações para o dossiê

Esse documento não pode se basear em impressões individuais. Para fazer um retrato real do momento da empresa e os possíveis riscos em cena, somente os dados vão trazer informações verídicas e que podem ser comprovadas.

A ferramenta de inteligência de mercado é a primeira fonte para consulta, tanto com informações internas como do mercado em geral. Demonstrativos dos departamentos internos, assim como dados coletados por outras ferramentas utilizadas dentro da empresa, podem complementar o estudo e servir para o cruzamento de dados e verificação de qualquer desvio dentro dos resultados.

Ao criar o dossiê de riscos

Neste ponto, já é esperado que a equipe tenha toda a base de informações necessárias para montar esse documento. Então, o próximo passo é organizar esses pontos e caprichar na visualização e entendimento das informações, facilitando para que qualquer colaborador entenda o que o dossiê levantou e recomenda.

Para detalhar os riscos dentro da empresa, é interessante apontar sua origem, impactos, ações preventivas e sempre trazer todos dados analisados para cada ponto. Criar uma classificação desses riscos também ajuda a dar um senso de urgência e iniciar todas ações de reação, seja corrigindo e prevenindo o mesmo problema.

Assim como existem as ferramentas de inteligência de mercado que citamos acima, existem soluções adequadas para a gestão de riscos. Essas ferramentas contam configurações especiais para analisar dados de fontes diversas e automaticamente gerar relatórios e dossiês.

Nossa plataforma Gênesis é uma grande aliada para fundamentar a tomada de decisão agregando dados, análises e dossiês detalhados para diversas finalidades. Conheça o Gênesis e tudo o que podemos oferecer para o crescimento de sua empresa.

RESUMINDO

A melhor forma que as empresas podem se prevenir contra fraudes e todos os diversos tipos de riscos é através da prevenção.

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