Aprenda como aumentar seu faturamento investindo na experiência do cliente

 

Todas empresas investem nas mais diversas áreas e estratégias para chegar ao objetivo de vender. Na ampla maioria dos casos, as empresas precisam vender seus produtos ou serviços justamente para manter a sustentabilidade do negócio. O faturamento – e dentro dele, o lucro – é o indicador mais forte para apoiar todas decisões e ações dentro de uma empresa, em todos seus departamentos.

Considerando isso, muitos negócios já fazem um investimento para profissionalizar suas estratégias de marketing e vendas, ambas com os melhores resultados em atrair novos clientes e efetivamente fechar contratos.

Uma forma de aumentar o faturamento do negócio é garantir um excelente atendimento e entregar uma experiência do cliente satisfatória, de ponta a ponta.

Mas afinal, o que impacta na experiência do cliente? Em que momento essa estratégia aparece e quais são suas interações com as demais áreas da empresa? Continue lendo para conferir tudo isso.

Customer Experience (CX)

A experiência do cliente ou experiência do consumidor é também referida simplesmente como CX, resumindo o termo em inglês. Esse conceito aparece entre as empresas justamente nesse momento mais recente em que todos enfrentamos uma grande concorrência, não só com outras empresas como também por audiência e atenção de possíveis clientes.

Em todos contatos com sua empresa, é essencial oferecer uma experiência positiva, que solucione os problemas e desejos do cliente. Mesmo quando não existe o objetivo de vender, relacionar o público já traz efeitos interessantes para a autoridade da marca e seu posicionamento no mercado.

O que é uma experiência?

As pessoas gostam de “mimos”. Enquanto consumidor, certamente você consegue apontar alguma ocorrência em que o ótimo atendimento de uma empresa e todos seus diferenciais causaram uma ótima impressão.

Idealmente, a empresa organiza todos seus setores em torno da experiência do cliente, mas, efetivamente, o consumidor só vai perceber isso em pontos de contato específicos, como:

  • Navegando no site;
  • Consumindo conteúdos em canais diversos;
  • Pesquisando sobre o produto;
  • No momento da compra;
  • No pós-vendas;
  • Através de campanhas de comunicação;
  • Na personalização do produto;
  • Utilizando o produto ou serviço;
  • Ao renovar uma assinatura ou comprar novamente.

Experiência e faturamento

Pesquisas de mercado já afirmaram que as pessoas podem preferir por uma solução ou produto mais caro justamente pela experiência agregada na venda, relacionamento e atendimento. Não faltam exemplos de empresas que já colhem ótimos resultados pelo trabalho realizado em torno de uma experiência completa e satisfatória.

Experiências podem gerar uma verdadeira paixão entre os consumidores de uma marca, e eles acabam por atrair mais clientes para conhecer suas ofertas. Estes são os casos conhecidos como defensores da marca, advogados da marca ou ainda brand lovers.

Para resumir, os clientes fidelizados gastam mais, compram mais vezes e ainda trabalham como “marketeiros” das suas soluções. E claro que para essa fidelização, todo o atendimento e a experiência oferecida (e entregue) devem ser positivos.

E aí, você já tinha considerado essa estratégia para aumentar o faturamento em sua empresa? Saiba que um alinhamento entre as áreas de produtos, marketing, vendas e atendimento já pode começar a trazer bons resultados focando na experiência de usuários e clientes.

Não deixe de conferir também o nosso artigo sobre a importância do pós-venda e o atendimento ao cliente.

RESUMINDO

Todas empresas investem nas mais diversas áreas e estratégias para chegar ao objetivo de vender.

leia também

agosto 25, 2021
target primário e secundário

Descubra o que é target primário e secundário para os seus negócios

Descubra o que é target primário e secundário para os seus negócios   Não só […]
agosto 18, 2021
experiência do cliente

Aprenda como aumentar seu faturamento investindo na experiência do cliente

ShareTweetPin0sharesAprenda como aumentar seu faturamento investindo na experiência do cliente   Todas empresas investem nas […]
agosto 11, 2021
gerenciar a equipe de vendas

Como gerenciar a equipe de vendas de forma online com ferramentas

Como gerenciar a equipe de vendas de forma online com ferramentas   Trabalhar remotamente, utilizando […]
agosto 4, 2021
Marketing Data Streaming

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa   Sempre falamos em […]