Pesquisa de satisfação do cliente: por que e como fazer?

 

Vender é um dos principais objetivos de qualquer negócio. Quando existe o entendimento e também a prática de um processo de vendas mais completo, com etapas bem definidas e trabalho conjunto entre marketing e vendas, o momento do pós-vendas também é muito valorizado.

Manter um bom relacionamento com seus clientes é muito importante, conforme descreveremos em mais detalhes a seguir. E uma das formas de “medir a temperatura” desse relacionamento, além de avaliar seus próprios produtos com uma nova perspectiva, é através da pesquisa de satisfação com clientes.

Neste artigo, vamos comentar sobre os benefícios deste tipo de pesquisa e também compartilhar algumas dicas para implementar na rotina da sua empresa. Confira também os artigos relacionados que indicaremos nos tópicos! Vamos aos pontos.

O que é uma pesquisa de satisfação?

Uma empresa pode utilizar diferentes tipos de pesquisa para coletar dados e interpretar as informações relevantes sobre seu mercado, público e soluções. Estas pesquisas podem ser no formato de questionário ou então utilizando ferramentas de análise de dados.

Se quiser conhecer outras opções e variáveis de pesquisas, leia também:

Logo, essa pesquisa de satisfação é específica para seus consumidores, com o objetivo de receber uma avaliação dos seus serviços e também monitorar os sentimentos e a experiência do cliente. Ela pode ser realizada logo após a venda do produto ou serviço ou então depois de algum tempo de uso da solução, e inclusive pode ser retomada depois de um período maior, dependendo do tempo de contrato e relacionamento com o cliente.

Por que fazer uma pesquisa de satisfação?

Depois de fechar uma venda, não é interessante ter um feedback sobre seu produto, sobre o atendimento ou outros fatores relacionados à experiência do cliente? A pesquisa de satisfação entre seus clientes é ideal para esse objetivo, sendo uma atividade muito bem alinhada com os objetivos e tarefas do pós-vendas.

Além dessa questão sobre a avaliação da venda, sua pesquisa pode levantar dados sobre a satisfação e experiência do cliente, descobrindo se ele voltará a comprar e até mesmo se ele vai compartilhar sua solução com outros possíveis clientes.

Confira também:

Como montar e fazer sua pesquisa

As pesquisas de satisfação são feitas com formulários e/ou questionários. Você pode utilizar uma série de ferramentas digitais para alcançar seus clientes e pedir uma resposta nessa pesquisa, e para alguns casos essa pesquisa pode ser feita presencialmente, no próprio ponto de venda. Digitalmente, seus dados a partir das respostas online estarão disponíveis de forma muito mais rápida e confiável.

Monte as perguntas da pesquisa de forma a responder os pontos mais relevantes para sua empresa, preferindo campos fechados e padronizados para conseguir comparar os dados coletados. Por exemplo:

  • Classifique sua experiência de compra de 0 (muito negativa) a 5 (muito positiva);
  • Classifique sua satisfação com o produto;
  • Você voltaria a comprar este produto/ com a nossa empresa? (Sim ou Não);
  • É provável que você recomende nosso serviço para um conhecido? (0 é improvável, 5 é muito provável).

E assim em diante, focando em um tema específico ou cobrindo todos os temas de venda, produto, entrega, atendimento e satisfação. Foque em montar uma pesquisa objetiva, clara e consistente, e cuide para que ela sempre seja encaminhada aos clientes, novos ou recorrentes.

Como você pode perceber neste artigo, um dos pontos relevantes para contar com a pesquisa de satisfação de clientes é gerar uma base de dados, estes que serão úteis para uma série de análises, planejamentos e afins. Esperamos que as dicas que trouxemos aqui ajudem neste objetivo! Para continuar no tema, leia também Dados e CRM: os principais indicadores para monitorar no pós-venda.

RESUMINDO

leia também

dezembro 3, 2021
Inteligência de Mercado

Saiba como vender mais com Inteligência de Mercado

Saiba como vender mais com Inteligência de Mercado   Independentemente da área de atuação ou […]
novembro 26, 2021
Maneiras seguras de realizar o backup de dados

Maneiras seguras de realizar o backup de dados do seu cliente

Maneiras seguras de realizar o backup de dados do seu cliente A não ser que […]
novembro 22, 2021
atualização de softwares

Qual a importância de manter seus softwares atualizados?

Qual a importância de manter seus softwares atualizados?   Seja no computador pessoal ou profissional, […]
novembro 19, 2021
ferramentas para prospecção de vendas

Melhores ferramentas e tarefas para sua prospecção de vendas

Melhores ferramentas e tarefas para sua prospecção de vendas   A prospecção de potenciais clientes […]