Conheça o funil de vendas

 

No mercado empresarial, onde há uma busca constante para impulsionar vendas e gerar bons resultados, é imprescindível que os gestores e líderes de um negócio tenham em mente os benefícios e facilidades que seguir a metodologia de funil de vendas pode proporcionar.

Desenvolver essa metodologia na empresa é apostar de forma assertiva em um processo de vendas que aumenta ainda mais as oportunidades de novos negócios.

Por isso mesmo é importante conhecer e implementar o funil de vendas. A seguir, abordaremos mais profundamente este assunto. Boa leitura!

O que é funil de vendas?

Trata-se de um conceito, um modelo de negócio, que serve para guiar os leads até o fechamento de uma venda.

Ou seja, é simplesmente a jornada que o cliente percorre desde o primeiro contato e demonstração de interesse a efetivação de uma compra e além, com o pós-venda e a fidelização.

O funil de vendas trabalha com todo tipo de consumidor e visa guiá-lo até o seu objetivo final.

Um bom exemplo da necessidade e importância de um funil de vendas bem estruturado, é quando um cliente faz várias pesquisas sobre o produto que deseja ou quando o consumidor nunca pensou em comprar determinado produto, porém depois de conhecer mais a respeito se decidiu pela compra.

Isso tudo faz parte da jornada de compra e passa pelo funil de vendas. Pois está relacionado com as fases de interesse em que o prospect passou até fechar negócio.

Quais são as etapas do funil de vendas?

Antes da conversão, o prospect inicia na jornada de compra e vai seguindo fase após fase, de acordo com sua maturidade em relação a compra. Veja quais são: topo, meio e fundo de funil ou em inglês pelas siglas ToFu (Top of the Funnel), MoFu (Middle of the Funnel) e BoFu (Bottom of the Funnel).

Topo: Na prática, essa etapa é justamente a que irá despertar a atração, o interesse do lead. Muitas vezes é aqui que ele descobre uma necessidade ou mesmo percebe que possui um problema, e que você está oferecendo a solução.

Nessa fase, dentro do marketing digital, seria o momento de nutrir os leads e encaminhar conteúdos que despertem a consciência para o problema e faça com que deseje passar para a próxima fase. E assim, conhecer ainda mais o produto ou serviço que oferece.

Meio: Logo após ter tido seu interesse despertado, o lead passa a buscar por mais informações para poder amadurecer suas decisões de compra.

Nesse caso, é importante focar nos conteúdos e materiais que solucionem a dor desse lead e que o auxiliem de alguma maneira.

Aqui, é propício que a empresa continue tentando descobrir as diversas dores e necessidades do lead para mostrar suas soluções de maneira mais assertiva, fazendo assim que o potencial cliente siga para a próxima etapa do funil.

Fundo: Aqui, o lead avalia suas opções e toma sua decisão. É o momento mais aguardado, pois é onde acontece o resultado de todo um trabalho focado nesse objetivo: fechar vendas.

Quando o cliente avaliou suas opções, pesquisou os concorrentes e decidiu comprar de você, aí chegamos na sua decisão de compra, e é importante frisar que há ainda outra importante etapa, a de pós-venda.

Para realmente ganhar a confiança e respeito do seu cliente, é essencial dedicar tempo e esforços na sua fidelização. Assim, você terá não só um cliente como um verdadeiro defensor da sua marca.

Conclusão

Depois de todo o conhecimento que adquiriu, é importante preparar e capacitar o seu time comercial para que os resultados sejam alcançados e seu negócio ganhe a visibilidade e credibilidade que deseja.

Continue complementando seus conhecimentos e leia também Geração de leads: tudo o que você precisa saber.

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