Conheça o funil de vendas

 

No mercado empresarial, onde há uma busca constante para impulsionar vendas e gerar bons resultados, é imprescindível que os gestores e líderes de um negócio tenham em mente os benefícios e facilidades que seguir a metodologia de funil de vendas pode proporcionar.

Desenvolver essa metodologia na empresa é apostar de forma assertiva em um processo de vendas que aumenta ainda mais as oportunidades de novos negócios.

Por isso mesmo é importante conhecer e implementar o funil de vendas. A seguir, abordaremos mais profundamente este assunto. Boa leitura!

O que é funil de vendas?

Trata-se de um conceito, um modelo de negócio, que serve para guiar os leads até o fechamento de uma venda.

Ou seja, é simplesmente a jornada que o cliente percorre desde o primeiro contato e demonstração de interesse a efetivação de uma compra e além, com o pós-venda e a fidelização.

O funil de vendas trabalha com todo tipo de consumidor e visa guiá-lo até o seu objetivo final.

Um bom exemplo da necessidade e importância de um funil de vendas bem estruturado, é quando um cliente faz várias pesquisas sobre o produto que deseja ou quando o consumidor nunca pensou em comprar determinado produto, porém depois de conhecer mais a respeito se decidiu pela compra.

Isso tudo faz parte da jornada de compra e passa pelo funil de vendas. Pois está relacionado com as fases de interesse em que o prospect passou até fechar negócio.

Quais são as etapas do funil de vendas?

Antes da conversão, o prospect inicia na jornada de compra e vai seguindo fase após fase, de acordo com sua maturidade em relação a compra. Veja quais são: topo, meio e fundo de funil ou em inglês pelas siglas ToFu (Top of the Funnel), MoFu (Middle of the Funnel) e BoFu (Bottom of the Funnel).

Topo: Na prática, essa etapa é justamente a que irá despertar a atração, o interesse do lead. Muitas vezes é aqui que ele descobre uma necessidade ou mesmo percebe que possui um problema, e que você está oferecendo a solução.

Nessa fase, dentro do marketing digital, seria o momento de nutrir os leads e encaminhar conteúdos que despertem a consciência para o problema e faça com que deseje passar para a próxima fase. E assim, conhecer ainda mais o produto ou serviço que oferece.

Meio: Logo após ter tido seu interesse despertado, o lead passa a buscar por mais informações para poder amadurecer suas decisões de compra.

Nesse caso, é importante focar nos conteúdos e materiais que solucionem a dor desse lead e que o auxiliem de alguma maneira.

Aqui, é propício que a empresa continue tentando descobrir as diversas dores e necessidades do lead para mostrar suas soluções de maneira mais assertiva, fazendo assim que o potencial cliente siga para a próxima etapa do funil.

Fundo: Aqui, o lead avalia suas opções e toma sua decisão. É o momento mais aguardado, pois é onde acontece o resultado de todo um trabalho focado nesse objetivo: fechar vendas.

Quando o cliente avaliou suas opções, pesquisou os concorrentes e decidiu comprar de você, aí chegamos na sua decisão de compra, e é importante frisar que há ainda outra importante etapa, a de pós-venda.

Para realmente ganhar a confiança e respeito do seu cliente, é essencial dedicar tempo e esforços na sua fidelização. Assim, você terá não só um cliente como um verdadeiro defensor da sua marca.

Conclusão

Depois de todo o conhecimento que adquiriu, é importante preparar e capacitar o seu time comercial para que os resultados sejam alcançados e seu negócio ganhe a visibilidade e credibilidade que deseja.

Continue complementando seus conhecimentos e leia também Geração de leads: tudo o que você precisa saber.

RESUMINDO

leia também

dezembro 3, 2021
Inteligência de Mercado

Saiba como vender mais com Inteligência de Mercado

Saiba como vender mais com Inteligência de Mercado   Independentemente da área de atuação ou […]
novembro 26, 2021
Maneiras seguras de realizar o backup de dados

Maneiras seguras de realizar o backup de dados do seu cliente

Maneiras seguras de realizar o backup de dados do seu cliente A não ser que […]
novembro 22, 2021
atualização de softwares

Qual a importância de manter seus softwares atualizados?

Qual a importância de manter seus softwares atualizados?   Seja no computador pessoal ou profissional, […]
novembro 19, 2021
ferramentas para prospecção de vendas

Melhores ferramentas e tarefas para sua prospecção de vendas

Melhores ferramentas e tarefas para sua prospecção de vendas   A prospecção de potenciais clientes […]