Melhores ferramentas e tarefas para sua prospecção de vendas
A prospecção de potenciais clientes pelo time comercial deve acontecer de maneira objetiva e estratégica. O sucesso de um negócio está inteiramente ligado na forma como é conduzida a organização e o planejamento dos processos para captar e qualificar os leads.
E nesse sentido, há a necessidade de se utilizar ferramentas adequadas para esta finalidade e ainda introduzir tarefas estratégicas do dia a dia do comercial.
Justamente por se tratar de um mercado tão competitivo, é fundamental estar à frente da concorrência. E para isso, elaboramos um artigo que reúne as melhores ferramentas e tarefas para a prospecção de vendas. Acompanhe!
O que é prospecção de clientes?
É a busca por clientes, por captar potenciais consumidores e direcioná-los até o objetivo final. A prospecção é o primeiro contato com o lead.
Na prospecção, o lead deve ser avaliado para verificar se realmente há fit com a empresa e se futuramente ele possui boas chances de se tornar cliente.
Hoje, com o avanço das tecnologias disponíveis no mercado, há inúmeras maneiras de iniciar uma prospecção eficiente. A seguir iremos conhecer as ferramentas importantes para essa finalidade.
Ferramentas de prospecção de vendas
Antes de enumerar as principais ferramentas, é importante explicar o que seriam esses dispositivos. Trata-se de softwares que irão de maneira ágil e direcionada facilitar a captação e qualificação de novos clientes.
Veja agora algumas ferramentas gratuitas ou não, que são perfeitas para prospectar o cliente ideal:
- Leadmine;
- LinkedIn Sales Navigator;
- LeadFuze;
- HeadReach;
- VoilaNobert;
- Hunter;
- Snov.io
- GetProspect;
- Meetime.
Essas ferramentas listadas acima, operam nas mais diversas finalidades como para encontrar e-mails, construir sua base de contatos, selecionar os leads mais interessantes no Linkedin, encontrar informações dos seus contatos, reunir dados através das redes sociais ou mesmo organizar informações e realizar um atendimento personalizado.
Mas, sem dúvida alguma, a principal ferramenta de uma boa equipe comercial é o CRM. Para aproveitar todas as funcionalidades que a ferramenta oferece, leia O que é CRM? e comece a implementar no seu negócio.
Tarefas importantes para a prospecção de vendas
- Montar uma lista de potenciais clientes;
- Qualificar os prospects;
- Analisar dados;
- Organizar as tarefas diárias;
- Agendar reuniões.
Vantagens das ferramentas de prospecção
Potencializando a geração de leads, as ferramentas são importantes para aumentar a produtividade da equipe como um todo e ainda para reduzir custos com aquelas tarefas, por exemplo, que não estão sendo efetivas nos seus objetivos.
Outros benefícios são:
- Analisar métricas;
- Integrar processos;
- Maior controle das etapas do funil;
- Construir fluxos de cadência.
Quando utilizado de maneira correta, os benefícios conseguem ser ainda maiores, por isso aumente as vendas do seu negócio organizando suas tarefas, ferramentas e treinando o time comercial.
Conclusão
Agora que você já conhece o processo de prospecção de vendas com as principais ferramentas e tarefas direcionadas para a captação de leads, é importante dar sequência a essas atividades para conquistar potenciais consumidores.
E não deixe de conferir também O que faz um profissional SDR?
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