Pesquisa de leads: o que é e como fazer

 

Já é comum que as empresas que desejam vender utilizem algumas estratégias mais alinhadas com canais digitais, além de combinar as tarefas das equipes de marketing e vendas dentro do chamado Funil de Vendas. Não vamos entrar em detalhes sobre o funil e as etapas de vendas neste artigo, mas sim em uma tarefa extremamente relevante para ter sucesso em todo esse processo.

Você já ouviu falar em pesquisa de leads? Nesta tarefa, suas equipes montam uma estratégia específica para encontrar contatos alinhados com sua persona e perfil de cliente ideal.

Para começar, vamos reforçar que ter leads em sua estratégia de vendas é a melhor forma de colocar uma ordem no processo de vendas e até mesmo criar previsibilidade de resultados.

Continue lendo para entender o que é e como funciona uma pesquisa de leads, incluindo as vantagens deste método!

O que é uma pesquisa de leads?

Embora existam formas de atrair leads para sua estratégia, usando conteúdos ou anúncios, esse tipo de abordagem pode ser mais lento e exigir um investimento mais alto. Ter leads é essencial para dar continuidade aos seus processos de marketing e vendas, então qual seria outra opção para encontrar contatos relevantes para sua estratégia?

A pesquisa de leads é uma ótima solução para esse objetivo! Exatamente como o nome indica, esse é um processo em que sua equipe levanta listas de contatos alinhados com sua persona de marketing e o ICP. A pesquisa de leads e contatos é muito mais interessante para empresas B2B, que vendem soluções para outras empresas, afinal os dados e informações destes possíveis clientes são mais abertos.

Por que utilizar?

Existem alguns benefícios relacionados com a preparação e a utilização da pesquisa de leads. São exemplos:

  • Maior precisão na segmentação dos contatos;
  • Mais informações para o processo de prospecção;
  • Pré-qualificação dos leads;
  • Possibilidade de automatizar a pesquisa com ferramentas;
  • Melhor organização do orçamento de marketing e de vendas.

Quanto mais organizada a sua pesquisa de leads, mais fácil será utilizá-la tanto na hora de montar suas listas como ao começar os contatos.

Como fazer uma pesquisa de leads

É possível pesquisar manualmente ou utilizando ferramentas e plugins adequados. No primeiro caso, a equipe pode utilizar redes sociais, com destaque ao LinkedIn, e sites de registros e conselhos profissionais para encontrar contatos de profissionais dentro das empresas específicas. Também é interessante buscar por notícias e demonstrativos do mercado para encontrar outras empresas interessantes. Monte listas destes leads e agregue o máximo de informação possível para ajudar a equipe comercial.

Outra possibilidade é utilizar ferramentas de dados do mercado ou então plugins específicos para fazer pesquisa de e-mails dentro de sites de empresas. Essa pequena automatização ajuda a ganhar tempo e também ter um fluxo constante de dados para sua prospecção de vendas.

O conteúdo que trouxemos aqui já tem ótimas dicas e orientações para que sua empresa comece a utilizar a pesquisa de leads. Se quiser se aprofundar no tema, inclusive com orientações sobre tarefas da equipe e ferramentas, leia também Como encontrar e validar leads para prospecção.

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