Agile Marketing: tudo sobre gestão ágil no Marketing

 

Se você trabalha com a área de marketing de uma empresa, sabe como o setor está bem servido com diversas opções de ferramentas, tecnologias, processos e estratégias para os mais diferentes objetivos de negócio e projetos. É claro que nem sempre conseguimos cobrir tudo o que poderíamos implementar, seja por questão de tempo, orçamento ou mesmo conhecimento.

Mas você sabia que a gestão ágil de marketing é uma opção para aumentar a produtividade e melhorar seus resultados? Mais conhecido também como Agile Marketing, esse é um método de trabalho que aplica as populares metodologias ágeis nas demandas específicas de projetos e estratégias de Marketing Digital.

Continue lendo para entender melhor o que é e como funciona o Agile Marketing.

O que são metodologias ágeis?

Não podemos falar sobre gestão ágil dentro do marketing sem relembrar a origem deste conceito e suas primeiras aplicações de sucessos. As metodologias ágeis são instrumentos da gestão de projetos, e existem diferentes técnicas (Kanban, Lean, Scrum, etc) que se popularizaram já desde a década de 1960. Como o próprio nome indica, seu objetivo é realizar um projeto de forma mais rápida, mas existem outras características que são pontos essenciais para o agile.

Por exemplo, o foco no usuário ou cliente. O processo de elaboração de um produto, desenvolvimento de um site ou aplicativo, a veiculação de uma campanha de marketing ou qualquer outro projeto, acontece em colaboração e interação com o público final.

Resumidamente, podemos dizer que as metodologias ágeis se baseiam em um planejamento flexível, com descobertas e adaptações na execução, priorizando o trabalho de indivíduos e suas interações.

Aprender – Implementar – Mensurar – Repetir

Um projeto com gestão ágil é feito em forma de ciclo contínuo. Na primeira etapa, de aprender, são definidos objetivos, o público e outros fatores, levando em consideração muitas pesquisas e até mesmo a construção de uma persona. Depois desse início, que inclui também um primeiro “traçado” do projeto e ação em questão, vamos para a fase de implementação.

Nesta etapa os testes são acompanhados em tempo real, inclusive consultando usuários ou clientes para entender melhor a percepção, utilização e compreensão sobre o produto ou serviço. Na sequência, tempos a etapa de mensuração, com acompanhamento de todos dados gerados pela equipe e na interação com o público-alvo. Entendendo os resultados, voltamos para a etapa de aprendizado e o projeto continua até sua melhor e mais eficiente versão.

Projetos de Agile Marketing

Para um projeto de marketing mais ágil, então, temos a aplicação deste ciclo e mais alguns diferenciais. Além de colocar sua persona no centro de todas ações, o projeto é feito com uma equipe de profissionais diversos, como um time bem integrado e alinhado.

As campanhas entram no ar e são adaptadas conforme os resultados em tempo real. Lembre-se que o objetivo é entregar mais valor ao seu público, logo estes testes devem ser observados com atenção para que sua estratégia siga se adaptando para uma versão melhor.

Tudo é questão de aprender e se aprofundar, conhecer novos métodos e investir em treinamentos e ferramentas mais eficazes. Continue aprendendo e aprimorando seu trabalho com marketing! Leia também Por que alinhar marketing e vendas?

RESUMINDO

leia também

janeiro 19, 2022
benchmarking

O que é benchmarking?

O que é benchmarking?   Ao planejar um novo negócio, para conhecer sua concorrência e […]
janeiro 17, 2022
ferramentas de Analytics

Ferramentas de Analytics para monitorar seu site

Ferramentas de Analytics para monitorar seu site   Não só as empresas que vendem online […]
janeiro 12, 2022
Agile Marketing

Agile Marketing: tudo sobre gestão ágil no Marketing

ShareTweetPin0shares Agile Marketing: tudo sobre gestão ágil no Marketing   Se você trabalha com a […]
janeiro 10, 2022
insights estratégicos

Como gerar insights estratégicos para a sua empresa?

Como gerar insights estratégicos para a sua empresa?   Para mudar a sua empresa e […]