Como gerar insights estratégicos para a sua empresa?
Para mudar a sua empresa e conseguir obter bons resultados através de dados e informações estratégicas, é fundamental saber gerar esses insights, pois eles serão responsáveis por criar um planejamento de ação muito mais assertivo aos negócios.
A tomada de decisões dentro de um empreendimento precisa ser muito bem planejada e com base em uma análise inteligente dos dados disponíveis. Contudo, não são todas as empresas que sabem aproveitar essas informações para gerar insights que ajudarão a guiar o planejamento de ações.
Pensando exatamente nessa questão, a seguir, abordaremos como criar ideias criativas e estratégicas para a sua empresa. Veja agora!
Mas, afinal, o que é insight?
É o que você entende sobre determinado problema e o que pretende fazer para conseguir solucioná-lo. É basicamente a compreensão de uma situação que provoca a concepção de ideias para essa questão.
Portanto, gerar insights são importantes para que você possa utilizar as informações que tem disponível em planos de ação.
Um insight bem executado é capaz de solucionar um problema da sua equipe e ajudar a construir novos processos estratégicos dentro da empresa.
Como gerar mais insights?
As ideias não surgem do nada, embora alguns acreditem que sim, é preciso construir e induzir situações que favoreçam o surgimento de boas ideias. Para isso, é interessante que os momentos de criatividade sejam incentivados e encorajados em toda a equipe.
E que gestores, líderes e colaboradores tenham uma comunicação aberta e direta para contribuir de maneira positiva e mais assertiva.
O que esperar de um insight?
Normalmente, bons insights surgem naturalmente. Mas, obviamente, não aparecem do nada e são elaborados com base em questões importantes como: comportamento do consumidor, análise da concorrência, novidades do mercado e muito mais.
Mas é preciso ter em mente que os insights necessitam ter algumas características para que possam ser considerados realmente úteis, que são:
- Aplicável: De nada adianta ter uma ótima ideia e ela não ser aplicável. Não ter possibilidade de ser viável e realmente tirar do papel e fazer acontecer. É preciso que o insight tenha lógica e seja passível de reprodução.
- Mensurável: Conseguir acompanhar e mensurar os resultados de uma estratégia é o que fará com que mais insights possam surgir ao longo do caminho e que novas ideias sejam reproduzidas.
Avalie os insights e tome decisões mais assertivas
Para estimular sua equipe na geração de insights é interessante tornar o brainstorming uma prática dentro da empresa.
Promovendo o crescimento de toda a organização, o brainstorming é mais do que uma reunião para se ter ideias, é uma ação muito importante para que os colaboradores possam avaliar as situações apresentadas e gerar soluções inteligentes.
Para essa reunião de ideias é preciso se basear em informações e dados para que a tomada de decisão seja a mais assertiva e completa possível. Faça pesquisas e transforme de maneira estratégica a sua empresa.
Gostou do que leu? Siga complementando seus conhecimentos e leia também Pesquisa de satisfação do cliente: por que e como fazer?
RESUMINDO
para sua empresa