Como gerar insights estratégicos para a sua empresa?

 

Para mudar a sua empresa e conseguir obter bons resultados através de dados e informações estratégicas, é fundamental saber gerar esses insights, pois eles serão responsáveis por criar um planejamento de ação muito mais assertivo aos negócios.

A tomada de decisões dentro de um empreendimento precisa ser muito bem planejada e com base em uma análise inteligente dos dados disponíveis. Contudo, não são todas as empresas que sabem aproveitar essas informações para gerar insights que ajudarão a guiar o planejamento de ações.

Pensando exatamente nessa questão, a seguir, abordaremos como criar ideias criativas e estratégicas para a sua empresa. Veja agora!

Mas, afinal, o que é insight?

É o que você entende sobre determinado problema e o que pretende fazer para conseguir solucioná-lo. É basicamente a compreensão de uma situação que provoca a concepção de ideias para essa questão.

Portanto, gerar insights são importantes para que você possa utilizar as informações que tem disponível em planos de ação.

Um insight bem executado é capaz de solucionar um problema da sua equipe e ajudar a construir novos processos estratégicos dentro da empresa.

Como gerar mais insights?

As ideias não surgem do nada, embora alguns acreditem que sim, é preciso construir e induzir situações que favoreçam o surgimento de boas ideias. Para isso, é interessante que os momentos de criatividade sejam incentivados e encorajados em toda a equipe.

E que gestores, líderes e colaboradores tenham uma comunicação aberta e direta para contribuir de maneira positiva e mais assertiva.

O que esperar de um insight?

Normalmente, bons insights surgem naturalmente. Mas, obviamente, não aparecem do nada e são elaborados com base em questões importantes como: comportamento do consumidor, análise da concorrência, novidades do mercado e muito mais.

Mas é preciso ter em mente que os insights necessitam ter algumas características para que possam ser considerados realmente úteis, que são:

  • Aplicável: De nada adianta ter uma ótima ideia e ela não ser aplicável. Não ter possibilidade de ser viável e realmente tirar do papel e fazer acontecer. É preciso que o insight tenha lógica e seja passível de reprodução.
  • Mensurável: Conseguir acompanhar e mensurar os resultados de uma estratégia é o que fará com que mais insights possam surgir ao longo do caminho e que novas ideias sejam reproduzidas.

Avalie os insights e tome decisões mais assertivas

Para estimular sua equipe na geração de insights é interessante tornar o brainstorming uma prática dentro da empresa.

Promovendo o crescimento de toda a organização, o brainstorming é mais do que uma reunião para se ter ideias, é uma ação muito importante para que os colaboradores possam avaliar as situações apresentadas e gerar soluções inteligentes.

Para essa reunião de ideias é preciso se basear em informações e dados para que a tomada de decisão seja a mais assertiva e completa possível. Faça pesquisas e transforme de maneira estratégica a sua empresa.

Gostou do que leu? Siga complementando seus conhecimentos e leia também Pesquisa de satisfação do cliente: por que e como fazer?

RESUMINDO

leia também

junho 23, 2022
Branding como estratégia de venda

Branding como estratégia de venda

Branding como estratégia de venda   Branding é a gestão de marca que todo negócio […]
junho 21, 2022
Cold Calls

Entenda como implementar um Cold Calls de sucesso

Entenda como implementar um Cold Calls de sucesso   Quando se fala em cold call, […]
junho 16, 2022
Gestão de crise

Gestão de crise: o que é e como organizar

Gestão de crise: o que é e como organizar   Todas empresas estão sujeitas a […]
junho 14, 2022
soluções Nova Vida TI

4 benefícios exclusivos ao contar com as soluções Nova Vida TI

4 benefícios exclusivos ao contar com as soluções Nova Vida TI   A importância de […]