Soluções e ferramentas para recuperação de ativos

 

Nos últimos anos a inadimplência tornou-se um grande problema e uma forte realidade em diversas empresas. O que gerou a busca por soluções para esse tipo de prejuízo financeiro, e para enfrentar esses obstáculos algumas empresas apostam em estratégias de cobrança como a recuperação de ativos.

Com o objetivo de aumentar a liquidez das empresas, a recuperação de ativos funciona como uma negociação para solucionar as dívidas existentes e firmar um acordo que consiga garantir o melhor resultado possível para ambos os lados, nesse caso.

A seguir você irá acompanhar quais ferramentas e soluções são as mais indicadas para melhorar a performance de uma recuperação de ativos e como utilizá-las.

Confira agora!

Processos para realizar a recuperação de ativos

Para conseguir solucionar as dívidas resultantes de inadimplência é necessário seguir certas etapas importantes para facilitar as operações de cobranças. Dessa forma, uma das primeiras soluções é organizar a carteira de clientes que estão inadimplentes, sem esquecer durante esse processo, em manter e preservar a reputação de todos os envolvidos, segundo a lei nacional.

Ao organizar essa lista de inadimplentes será possível analisar e escolher qual melhor estratégia poderá ser utilizada para cada caso, em separado. E para que tudo possa ocorrer de maneira ágil e segura é importante que o passo seguinte seja o de localizar e identificar os devedores, de forma eficiente.

E para tornar toda a ação possível é importante otimizar esses processos, deixá-los mais produtivos e elaborados, principalmente em se tratando de dívidas mais antigas e que possam conter dados desatualizados dos devedores, dificultando assim as operações para a recuperação dos ativos.

Por isso é necessário aliar esses processos ao uso de ferramentas digitais que ofereçam um melhor dinamismo e eficácia nas abordagens de negociação.

Melhores ferramentas para a recuperação de ativos

Uma forma de realizar o processo de recuperação de ativos de maneira otimizada e com economia de recursos é aliar aos processos o uso de ferramentas modernas, tecnológicas e de fácil acesso. Sendo assim, é importante conhecer os principais recursos que as equipes utilizam para essa finalidade.

  • Software de gestão

Para iniciar a recuperação de ativos, independente das escolhas que a empresa fizer para esse processo, seja terceirizando o serviço ou realizando de forma interna é necessário organizar as etapas para que a abordagem ao devedor seja feita de maneira eficiente.

Na fase do processo de recuperação de ativos é fundamental ter acesso a ferramentas que proporcionem uma maior agilidade na gestão da carteira de inadimplentes.

Nessas plataformas é possível monitorar os clientes e personalizar acordos conforme as necessidades de cada um, delegando e deixando o trabalho mais facilitado para todos os envolvidos no processo, seja para uma equipe responsável, grande ou mais reduzida. Possuir uma gestão organizada e que flui de maneira eficiente é o que irá proporcionar o sucesso nos negócios.

  • Big Data

Para iniciar e manter um monitoramento e gerenciamento adequado dos dados desses clientes é fundamental conseguir organizar essas informações de maneira facilitada para garantir a resolução dos casos de maneira satisfatória. Com o uso do Big Data é possível organizar e atualizar seu banco de dados e reunir informações valiosas que não podem e nem devem ser perdidas ao longo do processo. Além disso, a plataforma proporciona diversos insights que podem cooperar para um melhor desempenho nos resultados.

Essas foram algumas das soluções e ferramentas utilizadas para realizar a recuperação de ativos. Gostou do conteúdo? Não deixe de ler também, Recuperação de ativos: quais empresas podem realizar.

 

RESUMINDO

Nos últimos anos a inadimplência tornou-se um grande problema e uma forte realidade em diversas empresas. O que gerou a busca por soluções para esse tipo de prejuízo financeiro, e para enfrentar esses obstáculos algumas empresas apostam em estratégias de cobrança como a recuperação de ativos.

leia também

maio 19, 2022
retenção de talentos

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa   No ambiente empresarial, o sucesso de […]
maio 17, 2022
Data Driven

Data Driven: quais ferramentas utilizar?

Data Driven: quais ferramentas utilizar?   A tomada de decisão com base em dados consegue […]
maio 12, 2022
Cultura Data Driven

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa   Se orientar com base […]
maio 10, 2022
comportamento do novo consumidor

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa   Os tempos […]