Gestão de crise: o que é e como organizar

 

Todas empresas estão sujeitas a diversos tipos de crises. É claro que diversos fatores, internos e externos, como mercado, porte, público, produtos, comunicação e afins têm influência direta sobre como e quando uma crise aparece, e também a sua gravidade.

Sabendo disso e de todos os prejuízos que uma crise pode causar em uma empresa, é muito importante se organizar internamente para ter uma equipe e um processo de gestão de crise. Também conhecida por gerenciamento de crises, essa estratégia foca em uma organização de procedimentos para resolver uma possível crise e reduzir seus impactos.

Continue lendo para entender mais detalhes da gestão de crises e como esse processo deve ser organizado.

O que é Gestão de Crise?

Conforme introduzimos acima, a gestão de crise é uma rotina de administração focada na prevenção, gestão e resolução de crises dentro da empresa. Está intimamente relacionada com a gestão de riscos, que é mais técnica e cobre muitos elementos rotineiros de diferentes setores do negócio. Sobre este tema, leia sobre o conceito de mitigação de riscos.

A gestão de crise tem um foco mais atento com a comunicação. Quando não está concentrada em uma equipe própria e dedicada, pode ser uma tarefa do Recursos Humanos ou da equipe de comunicação. Ainda para concluir o tema de gestão e gerenciamento de crises, é interessante saber que existem muitos profissionais e consultorias especializados para dar orientações e suporte na estruturação de uma empresa ou projeto.

Como organizar

Organizar a gestão de crises começa com um planejamento, incluindo uma pesquisa atenta sobre fatores internos e externos, pontos fortes e fracos, entre outros fatores. Prevenir e resolver uma possível crise exige preparação, por isso este momento inicial é necessário para já tentar “prever” as possíveis crises, entre financeiras, de recursos humanos, de tecnologia, de comunicação, de produtos e assim em diante.

Depois do planejamento, é o momento de listar quais ferramentas e processos estão disponíveis e devem ser utilizados em cada ocasião. Isso pode incluir planos de comunicação, ferramentas de monitoramento de dados, ferramentas de redes sociais, etc.

Para resumir, organizar a gestão de crises é um exercício de planejamento, execução e revisão constante. Vale a pena pesquisar o que outras empresas no seu mercado preparam em relação ao tema, e também buscar se atualizar quanto a soluções e ferramentas disponíveis como suporte neste gerenciamento.

Principais ferramentas na Gestão de Crise

Depois do planejamento, um dos pontos mais importantes para monitorar e gerenciar uma crise é contar com uma ferramenta de dados. Com monitoramento e análise de números e informações relevantes, seja de canais digitais, do seu site, do mercado e outros meios, é possível cobrir as necessidades do planejamento até o monitoramento atento e necessário para entender possíveis cenários problemáticos.

Leia também: Ferramentas para mitigação de riscos em empresas

Assim, com conhecimento e organização de processos e tarefas da gestão de crise, é possível elaborar um plano de ações desde a prevenção dos principais riscos até o gerenciamento de recursos, agentes e comunicações nos casos críticos. Para seguir no tema, saiba como criar um dossiê detalhado contra riscos e fraudes na sua empresa.

RESUMINDO

Todas empresas estão sujeitas a diversos tipos de crises. É claro que diversos fatores, internos e externos, como mercado, porte, público, produtos, comunicação e afins têm influência direta sobre como e quando uma crise aparece, e também a sua gravidade.

leia também

junho 23, 2022
Branding como estratégia de venda

Branding como estratégia de venda

Branding como estratégia de venda   Branding é a gestão de marca que todo negócio […]
junho 21, 2022
Cold Calls

Entenda como implementar um Cold Calls de sucesso

Entenda como implementar um Cold Calls de sucesso   Quando se fala em cold call, […]
junho 16, 2022
Gestão de crise

Gestão de crise: o que é e como organizar

ShareTweetPin0sharesGestão de crise: o que é e como organizar   Todas empresas estão sujeitas a […]
junho 14, 2022
soluções Nova Vida TI

4 benefícios exclusivos ao contar com as soluções Nova Vida TI

4 benefícios exclusivos ao contar com as soluções Nova Vida TI   A importância de […]