Toda empresa deve pensar em formas de garantir a segurança dos próprios dados e também dos clientes, a fim de evitar problemas, como perda de credibilidade, golpes, roubos, etc.

Porém, existem alguns erros comuns que algumas organizações cometem que acabam prejudicando a proteção do negócio. Quer conferir quais deslizes são esses? Continue a leitura do conteúdo e confira!

Quais fatores podem influenciar a segurança dos dados da sua empresa?

Sabia que existem diversos aspectos que podem acabar comprometendo a segurança de dados do seu negócio? A seguir selecionamos os principais deslizes para que fique atento!

  • Não ter um planejamento interno

Tenha em mente que todos da organização devem realizar ações que contribuam para a segurança de dados. Portanto, estabeleça normas internas e faça com que os funcionários estejam cientes e sigam as regras.

Caso a sua empresa não realize essa prática, ficará muito mais difícil para que a equipe de TI garanta a proteção das informações, uma vez que os outros colaboradores podem acabar dando brechas para ataques externos.

  • Não realizar a atualização das ferramentas

Os colaboradores da sua empresa mantêm os softwares sempre atualizados? Caso não, mude imediatamente, pois essa ação também ajuda a manter a segurança dos dados.

Saiba que as tecnologias mudam frequentemente para entregar o melhor para os consumidores. Portanto, quando há uma atualização disponível, é provável que o software esteja ainda melhor e mais seguro. Sendo assim, mantenha sempre a versão mais recente.

  • Não realizar manutenções

Todo empreendedor busca formas de cortar despesas para manter a organização saudável financeiramente, não é mesmo? Porém, essa ação não deve prejudicar o desempenho da empresa, muito menos a sua segurança.

Caso não realize a manutenção de todas as máquinas, os recursos acabarão falhando, o que pode facilitar os ataques virtuais à sua empresa. Por isso, invista em profissionais para que avalie suas ferramentas frequentemente.

  • Uso de dispositivos pessoais

Principalmente com a jornada de trabalho remota, muitos funcionários usam dispositivos pessoais para realizarem as demandas da empresa. Porém, por mais que traga mais praticidade para o colaborador, essa ação acaba facilitando os ataques e vazamento de dados.

Sendo assim, converse com todos os profissionais da sua empresa para que estabeleça regras que proíbam o acesso de determinadas informações por meio desses dispositivos.

Por mais que pareça uma medida antiquada, ela trará muito mais segurança para os dados do seu negócio. Por esse motivo, a coloque em ação!

E aí, comete alguns desses deslizes? Caso sim, mude imediatamente para que garanta mais proteção às suas informações!

Conclusão

Garantir a segurança de dados é um fator essencial para qualquer empresa. Afinal, essa ação evita problemas, como falta de credibilidade e multas.

Por esse motivo, fique atento para que não cometa erros, como não ter normas internas e manter softwares desatualizados, que podem prejudicar a proteção das suas informações.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Para aprender ainda mais sobre o tema, leia: “Aprenda a identificar falhas na segurança de dados”.

RESUMINDO

leia também

outubro 31, 2023
4 passos para fidelizar clientes

4 passos para fidelizar clientes

Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a […]
outubro 26, 2023
Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que […]
outubro 23, 2023
Análise de riscos: o que é e sua importância!

Análise de riscos: o que é e sua importância!

Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de […]
outubro 19, 2023
Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado […]