Aprenda a identificar falhas na segurança de dados

 

Com o crescimento tecnológico, o volume de dados e informações que são compartilhados nas empresas é bem alto e acaba dando abertura para que crimes cibernéticos, alterações e perda de dados aconteçam caso não haja investimento em um bom sistema de segurança da informação.

Diante desse cenário, é necessário pensar em maneiras de manter a integridade e confidencialidade da organização, além de gerenciar esses dados da melhor forma possível, garantindo um bom ambiente de armazenamento, processamento e distribuição.

Independentemente do tamanho da empresa, é essencial ter um bom plano de ação e adotar medidas para prevenir possíveis riscos e evitar falhas na segurança de dados.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para auxiliar a identificar tais erros, além de dicas com as principais estratégias para aprimorar a proteção de dados no seu negócio. Aproveite a leitura!

Como identificar possíveis falhas?

  • Faça testes de intrusão: conhecido como Pentest, que vem do inglês Penetration Test, ou simplesmente Teste de Intrusão, possui a finalidade de simular de forma controlada possíveis ataques que a empresa pode sofrer. Sendo realizado por especialistas tanto internos quanto externos, o teste garantirá que os dados armazenados estão, de fato, seguros contra ataques maliciosos, além de ser útil para criar um planejamento de ação com base e alinhar os objetivos de segurança da informação pretendidos.
  • Monitore a infraestrutura de TI da empresa: o ato de monitorar e testar vulnerabilidades deve ser inserido em uma rotina frequente da empresa. Ter profissionais capacitados no time de TI, também garantirá que o trabalho seguirá as normas e procedimentos de segurança de maneira adequada.

Com isso, será possível evitar ataques tanto de forma física quanto virtual, conhecidos como cyber risks.

Confira abaixo algumas medidas importantes que devem ser adotadas para aumentar a segurança de dados da sua empresa.

Mantenha uma rotina de backup eficiente

Fazer o backup frequente de dados e senhas irá garantir que caso haja alguma invasão ou dano estrutural de equipamentos, as informações da empresa estejam em um ambiente seguro. Mas lembre-se: teste o processo de restauração da ferramenta periodicamente para garantir que ela está funcionando de maneira correta.

Aproveite para ampliar seu conhecimento lendo nosso conteúdo sobre maneiras seguras de realizar o backup de dados do seu cliente.

Efetue análise de riscos

As ameaças digitais evoluem a cada dia, por isso é necessário que a empresa possua um time especializado em avaliar as possíveis situações de riscos que possam interferir na proteção de dados. Com essa análise, ficará mais fácil identificar os pontos de fraqueza no sistema de segurança da organização e, assim, estabelecer as prioridades das medidas necessárias para reduzir

Conclusão

Esperamos que este artigo tenha sido útil para saber como identificar falhas na segurança de dados e entender a importância de investir em medidas que minimizem o risco em caso de ataques externos, a fim de não somente manter os dados de clientes e fornecedores em segurança, mas também a integridade da própria organização.

RESUMINDO

leia também

maio 19, 2022
retenção de talentos

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa   No ambiente empresarial, o sucesso de […]
maio 17, 2022
Data Driven

Data Driven: quais ferramentas utilizar?

Data Driven: quais ferramentas utilizar?   A tomada de decisão com base em dados consegue […]
maio 12, 2022
Cultura Data Driven

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa   Se orientar com base […]
maio 10, 2022
comportamento do novo consumidor

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa   Os tempos […]